Exposição inédita, imersiva e dinâmica, guia o público em circuito a desvendar curiosidades sobre figuras como Leonardo Da Vinci, Steve Jobs, Marie Curie, Arquimedes, Tarsila do Amaral e Santos Dumont
Começa nesta quarta-feira, 1º de novembro, e segue até 1º de dezembro, no galpão 14-C do Engenho Central, em Piracicaba-SP, a STEAM XP Universo Curioso, exposição itinerante inédita na região. A mostra pode ser vista de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita a partir da retirada de ingressos na plataforma Sympla. Escolas podem agendar a visita pelo contato (11) 9.9616-7181, com Cristiane.
Durante cerca de uma hora, o público será guiado por um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por seis ambientes temáticos, cada um representado por um ícone escolhido pela projeção em sua trajetória: Leonardo Da Vinci, Steve Jobs, Marie Curie, Arquimedes, Tarsila do Amaral e Santos Dumont. A composição considera a abordagem pedagógica interdisciplinar STEAM, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes & Design e Matemática.
A condução do visitante ocorre por experiências interativas pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade tem curadoria de João Epifânio Regis Lima. “Os personagens conduzem o visitante pelos espaços e a participar das atividades. Ao final, espera-se que todos entendam um pouco mais sobre o universo STEAM e onde ele está presente, seja nos softwares, nos hardwares ou nos objetos”, esclarece Thiago Kling, um dos organizadores.
STEAM XP é uma realização da ID4! Produtora Cultural e Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal e apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semac). Esse evento compõe os investimentos da Fundação ArcelorMittal na difusão da abordagem STEAM, oportunizando o aprendizado dentro e fora da sala de aula.
Cada ambiente, um encantamento
Embora a STEAM XP Universo Curioso tenha como público-alvo estudantes na faixa dos cinco aos 11 anos, é aberta ao público em geral pela curiosidade que desperta em pessoas de todas as idades.
Cada ambiente conta com uma atividade relacionada ao personagem. O encantamento ocorre no entendimento da ciência por trás das brincadeiras, como montar invenções e engenhocas de Leonardo Da Vinci, utilizar catapultas para lançar objetos luminosos na Sala Archimedes, contemplar uma incrível réplica do 14-Bis e de um dirigível de Santos Dumont, entre outras participações. “STEAM é um grande exercício colaborativo entre diversas áreas de conhecimento, que viabiliza realizar na prática uma ideia”, afirma o curador João Epifânio Regis Lima.
Sobre o curador
João Epifânio Regis Lima é Mestre em Psicologia e Doutor em Filosofia pela USP, na área de Estética, tendo defendido tese a respeito das preceptivas técnicas e retóricas (arte e ciência) da pintura renascentista italiana. Coordenador de Filosofia, Artes e SPACE do Colégio Bandeirantes. Participou da primeira experiência de implementação do STEAM no Ensino Médio no Brasil. Coautor do livro STEAM na sala de aula, de Lilian Bacich e Leandro Holanda, tendo sido responsável pelo capítulo que trata do papel das artes e do design na abordagem STEAM. Curador do educativo na exposição Arte é Bom, realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) em 2022. Professor de Estética e de Filosofia da Ciência no curso de Filosofia da UMESP (1994 a 2020). Autor de artigos e capítulos de livros sobre Filosofia, Arte e Educação.
Serviço
Mostra STEAM XP Universo Curioso. De 1º de novembro a 1º de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h, no Galpão 14-C do Engenho Central (av. Dr. Maurice Allain, 454), em Piracicaba-SP. Duração da visitação: cerca de uma hora. É necessário retirar ingressos na plataforma Sympla. A mostra oferece agendamento para escolas. Realização - ID4! Produtora Cultural LTDA. Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; patrocínio ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMIttal. Apoio Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semac).