Município mantém serviços essenciais para garantir atendimento emergencial ao cidadão
A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial durante o feriado de Finados, quinta-feira, dia 2 de novembro, e no ponto facultativo dos serviços municipais na sexta-feira, dia 3 de novembro.
Sendo assim, o expediente nas repartições públicas será encerrado na quarta-feira, dia 1º, às 18h, e retomado na segunda-feira, dia 6 de novembro, às 8h.
Veja a relação de serviços e os canais para solicitar atendimento:
Defesa Civil– Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
Guarda Municipal– Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.
Sanasa/Água e Esgoto– Durante o feriado do Dia de Finados, nos dias 2 e 3 de novembro, não haverá expediente administrativo, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará por meio do 3735 5000/0800 7721195.
Mercado Municipal– Abre das 7h às 12h na quinta-feira, dia 2. Nos demais dias, segue o horário de rotina: segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 16h, e domingo, das 7h às 12h (facultativo).
Feiras livres– Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade:
www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira.
Feiras noturnas– Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade:
www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna.
Torre do Castelo– A Torre do Castelo não abrirá na quinta-feira, dia 2. Na sexta, o horário de funcionamento é das 10h às 12h e das 13h às 17h; já no fim de semana, das 10h às 12h e das 13h às 21h. O espaço Jardim dos Espelhos, na Sede da Sanasa, funcionará das 6h30 às 20h durante todos os dias do feriado prolongado.
Praças de Esporte– As Praças de Esportes permanecem fechadas no feriado desta quinta-feira, dia 2. Abrem normalmente na sexta, 3, sábado, 4 e domingo, 5.
Sistema de Atendimento 156 – Fica fechado na quinta-feira, dia 2, e retoma na sexta, dia 3, às 8h.
Limpeza urbana - Na quinta-feira, 2, os serviços de limpeza urbana ocorrem da seguinte forma:
Coleta de lixo domiciliar: será feita somente nos setores alternados;
Varrição: somente plantão;
Coleta seletiva: não haverá;
Coleta hospitalar: será feita somente nos grandes geradores;
Nos demais dias, 3 a 5 de novembro, serviços seguem conforme rotina.
Sistema Público de Saúde
Os centros de saúde e policlínicas permanecem fechados de quinta-feira, dia 2, até domingo, dia 5. Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.
Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do CPAT do Centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde encerram atendimento na quarta-feira, 1º, às 16h30, e retomam na segunda-feira, 6, às 7h30.
Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na quarta-feira, dia 1º, às 16h12, e retoma na segunda, dia 6, às 8h. O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na quinta-feira 2, das 7h às 12h, e volta na sexta, dia 3, às 7h.
O Mercado de Flores abre na quinta-feira, dia 2, das 10h às 16h30, e na sexta-feira, dia 3, das 8h às 13h. O Mercado de Hortifrúti funciona na quinta-feira, dia 2, das 7h às 13h, e na sexta-feira, dia 3, das 7h às 13h.
Trânsito e transporte coletivo– A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém os serviços essenciais e de emergência durante o feriado prolongado. Serão mantidas a operação e fiscalização nos terminais urbanos e o monitoramento remoto da Divisão de Controle Operacional. As equipes semafóricas de trânsito, transporte e de sinalização também atuarão normalmente.
Para tirar dúvidas sobre circulação e buscar atendimento para eventos de emergência no trânsito a população conta com o Fale Conosco Emdec pelo telefone 118, pelo site
www.emdec.com.br/faleconosco e com o aplicativo que está disponível gratuitamente como “EMDEC” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store). Os contatos podem ser feitos pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa (
www.emdec.com.br). Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número usado também para receber ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.
Pátio Municipal
O recolhimento de veículos por irregularidades ou infrações de trânsito funcionará sem interrupções nos dias 2 e 3 de novembro e durante o final de semana. A liberação de veículos recolhidos ao Pátio Municipal ficará suspensa durante o feriado, a partir da quinta, dia 2, com retorno ao funcionamento normal na segunda-feira, dia 6.
O Pátio fica na rua Antônio Manuel, 50, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e pelo Chatbot Emdec. O Chatbot pode ser usado para liberação de veículos, de forma totalmente on-line. O interessado comparece à Emdec apenas para retirar o veículo do Pátio. Pelo telefone é usado o 118 (opção 5).
PAI-Serviço
O feriado não interfere no funcionamento do sistema. Os veículos do PAI-Serviço farão suas viagens de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. No dia de Finados e no final de semana vão circular, como de costume, das 6h às 18h. Os agendamentos também não mudam durante a semana do feriado. Eles podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, seguindo o cronograma padrão. Segunda-feira: agendamentos para quinta-feira; Terça-feira: agendamentos para sexta-feira; Quarta-feira: Agendamentos para sábado, domingo e segunda; Quinta-feira: agendamentos para terça-feira; Sexta-feira: agendamentos para quarta-feira. Os usuários cadastrados no programa agendarão viagens pelo PAI-Serviço através do Fale Conosco Emdec, no telefone 118, opção 2 e pelo aplicativo da Emdec.
Atendimento presencial
O serviço Emdec Informa para orientações presenciais, que funciona na sede da empresa, na rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, estará fechado nos dias 2 e 3 de novembro. Os postos localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) também estarão fechados na quinta, dia 2, e na sexta, dia 3, e retomam o atendimento na segunda-feira, dia 6 de novembro.
Procon– A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping seguirá o expediente do Poupatempo que fecha na quinta-feira, dia 2, e funciona normalmente na sexta-feira, dia 3, e no sábado, dia 4. As demais unidades do Procon seguem o expediente da Prefeitura, fecham no final da tarde na quarta, dia 1º, e retomam o atendimento na segunda-feira, dia 5. O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no
www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS.