Alunos do curso de Relações Internacionais da FACAMP tiveram seu projeto escolhido no programa internacional Under the Starry Sky; a ação é uma iniciativa da World Federation of United Nations Associations (WFUNA) com o banco norueguês SpareBank 1 SMN _
Camila Ferri, Gabriella Cardoso, Isabele Moraes e Matheus Padovani tiveram o seu projeto _“Reconnecting with Mother Nature”_ [em português "Reconectando-se com a Mãe Natureza"] entre os 15 selecionados no mundo para participar do programa internacional Under the Starry Sky e embarcaram neste mês de setembro para uma expedição de barco, pela costa norueguesa. O objetivo é compartilhar os resultados dos projetos com outros jovens e com empresas locais. A ação é promovida pela World Federation of United Nations Associations (WFUNA) em colaboração com o banco norueguês SpareBank 1 SMN, com o propósito de promover o engajamento da juventude na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A World Federation of United Nations Associations (WFUNA) representa as associações nacionais das Nações Unidas (UNAs). Os estudantes brasileiros fazem parte do grupo de estudos Harmony with Nature do CERI-FACAMP (Centro de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais) e, dentro dele, criaram o projeto chamado _Reconnecting with Mother Nature_.
Sobre o projeto “Reconnecting with Mother Nature”
O projeto teve como objetivo promover o paradigma da Harmonia da Natureza na comunidade acadêmica da FACAMP e na escola Barão Geraldo de Rezende, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas - SP. Durante sua execução, o grupo trabalhou com crianças, adolescentes e jovens para promover uma educação não antropocêntrica e biocentrada, além de práticas diárias em harmonia com a Natureza. Escolas interessadas em levar o projeto “Reconnecting with Mother Earth” para suas instituições podem entrar em contato com o Grupo pelo email.
“O CERI-FACAMP tem orgulho em apoiar nossos alunos de Relações Internacionais a não somente ter experiências profissionais enriquecedoras ainda na graduação, mas também contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável em nossa sociedade”, enfatiza a professora Patrícia Rinaldi, coordenadora do CERI-FACAMP e co-organizadora do FACAMP Model United Nations. “Nessa expedição pelos mares noruegueses, nossos alunos estão compartilhando as ráticas inovadoras que eles desenvolveram no projeto com jovens do mundo todo, valorizando soluções locais para problemas locais”, conclui.
Os universitários da FACAMP ficam na Noruega até dia 15 de setembro e quem quiser acompanhar a experiência pode acessar o perfil do CERI-FACAMP. Sobre a FACAMP Fundada em 1999 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP. Desde então, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios. Além dos cursos de graduação, a instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.