UFSCar participa do I Encontro Nacional de Educação Popular em Saúde

Evento foi realizado no Ceará e reuniu representantes de vários estados do País

 

foto divulgação

Entre os dias 3 e 5 de dezembro foi realizado o I Encontro Nacional do Programa de Formação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), na cidade de Caucaia, no Ceará. O evento reuniu 230 participantes de 15 estados brasileiros que tiveram turmas do curso ofertado pelo Programa EdPopSUS. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) esteve no evento, representando as ações no Estado de São Paulo, onde já ofereceu três turmas do curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde.
O Encontro teve como objetivo avaliar o trabalho desenvolvido com o EdPopSUS, sistematizar as experiências dos estados e refletir sobre os desdobramentos possíveis para a Educação Popular em Saúde nos próximos anos. Para Maria Waldenez de Oliveira, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e coordenadora pedagógica do curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, a participação da Instituição na atividade propiciou integração e troca de experiências com os demais participantes e a construção de estratégias de avaliação dos resultados do curso nos âmbitos nacional e estadual.
Participaram do Encontro educandos, educadores e coordenadores estaduais do Programa. Além da educadora Zildinha Camargo e da coordenadora da turma de São Carlos, a professora Maria Waldenez de Oliveira, representaram os educandos de São Carlos a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Simone Leandro da Silva e o Agente de Combate a Endemias (ACE) Josenil Pereira da Cunha, que, inclusive, foi sorteado para simbolizar todos os educandos na mesa de abertura do evento. Também estiveram presentes no Encontro integrantes da coordenação nacional do EdPopSUS, apoiadores, integrantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Saúde, da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) e da Federação Nacional dos ACS e ACE.

Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde
O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Escola Politécnica Joaquim Venâncio, do Rio de Janeiro, em vários estados. No Estado de São Paulo, apenas em São Carlos houve turmas, dado o histórico de atuação em Educação Popular em Saúde da UFSCar, com mais de 15 anos em ações locais e nacionais.
De acordo com Oliveira, a Educação Popular é prática político-pedagógica orientadora da construção de processos educativos e de trabalhos sociais emancipatórios, direcionada à promoção da autonomia das pessoas, à horizontalidade entre os saberes populares e técnico-científicos, à formação da consciência crítica, à cidadania participativa, ao respeito às diversas formas de vida, à superação das desigualdades sociais e da discriminação, da violência e da opressão. “No campo da Saúde, a Educação Popular é uma estratégia singular para os processos que buscam o cuidado, a formação, a produção de conhecimentos, a intersetorialidade e a democratização do Sistema Único de Saúde, o SUS”, destaca a professora.
No total, 73 alunos já se formaram no curso ofertado pela UFSCar. Além de promover o ensino, a pesquisa e a extensão em Educação Popular em Saúde, a Universidade tem contribuição importante no cenário das políticas públicas na área da saúde de São Carlos. Oliveira diz que participantes da primeira turma do curso integram um grupo que tem permitido ações de formação especialmente de profissionais da rede municipal de Saúde de São Carlos, bem como a elaboração de política pública voltada à implantação de estratégias de Educação Popular em Saúde e de Práticas Integrativas e Complementares. “O diálogo desse grupo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos foi estabelecido e isso contribui muito para o contexto da saúde pública na cidade”, conclui a docente.
Mais informações sobre o EdPopSUS podem ser acessadas em www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br.

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta