
Obras na SP 310 seguem entre Cordeirópolis e Santa Gertrudes – Foto: Divulgação
Trabalhos de recuperação do pavimento da Rodovia Washington Luís exigem atenção redobrada dos motoristas
A Eixo SP Concessionária de Rodovias dará sequência, neste mês de setembro, aos trabalhos de revitalização do pavimento da SP 310 – Rodovia Washington Luís. Nesta quinta-feira (1º), as equipes estarão concentradas no km 159, na pista sentido Interior, no trecho urbano de Cordeirópolis. Os trabalhos seguirão em direção ao trecho norte e, até o fim do mês, devem chegar ao km 168, em Santa Gertrudes.
Em razão do estreitamento da via para a execução dos serviços, a Concessionária pede máxima atenção aos motoristas que passarem pelo local. Aos usuários que puderem, a recomendação é evitar circular pelo trecho em obras nos horários de maior movimento, normalmente no começo da manhã e no fim da tarde. Por conta do tráfego intenso de veículos, tem sido registrada lentidão no trânsito nesses dois períodos, principalmente.
A interdição ocorre em função dos trabalhos de reparo profundo do pavimento com reforço na base para oferecer maior resistência e durabilidade às faixas de rolamento. O serviço está sendo realizado pela Eixo SP em toda extensão da Rodovia Washington Luís entre os municípios de São Carlos e Cordeirópolis, em um total de 74 quilômetros.
Os trabalhos tiveram início em maio deste ano e devem seguir até, aproximadamente, metade do próximo ano. Antes de chegar a Cordeirópolis, as equipes atuaram na recuperação de trechos da SP 310, entre Itirapina e São Carlos. A programação das obras inclui ainda o trecho da SP 225 entre os municípios de Itirapina e Bauru, numa extensão de 144 quilômetros. O investimento nas melhorias deverá girar em torno de R$ 248 milhões.
Asfalto-borracha
A revitalização do pavimento da Rodovia Washington Luís e também da SP 225 está sendo feita com a aplicação de um material diferenciado, que leva em sua composição borracha moída proveniente da reciclagem de pneus usados. Além dos benefícios ao meio ambiente, o asfalto-borracha é considerado mais resistente a trincas e buracos em razão do nível de elasticidade presente no material.
Estudos indicam também que esse tipo de pavimento reduz o nível de ruído produzido pelos veículos em movimento. A borracha incorporada no asfalto proporciona uma superfície mais flexível, que ajuda a absorver parte do atrito dos pneus no asfalto.
Sobre a Eixo SP
A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.