Secretaria da Fazenda e Planejamento conclui integração total à Redesim

Iniciativa visa desburocratizar, facilitar e agilizar os atos cadastrais
relacionados a empresas praticados pelos cidadãos

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) concluiu, em meados de maio, a integração total à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). A iniciativa visa desburocratizar, facilitar e agilizar os atos cadastrais relacionados a empresas praticados pelos cidadãos.

A Redesim é um ambiente nacional que engloba os atores envolvidos no processo de abertura, baixa e alteração de empresas. O ambiente abrange municípios, os Estados e o Distrito Federal, além de órgãos federais, como Receita Federal e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.

Com a novidade, as trocas de dados cadastrais entre órgãos públicos, entidades licenciadoras e de registro operam exclusivamente via Redesim. Antes, o intercâmbio dos dados ocorria também pelo sistema Cadastro Sincronizado e abrangia alguns entes tributantes, como Secretarias de Fazenda e Receita Federal.

Com o desligamento do Cadastro Sincronizado e entrada em completo funcionamento da Redesim, passam a participar de forma automatizada e conjunta do processo de abertura, baixa e alteração de dados cadastrais das empresas de milhares de municípios, todos os Estados e Distrito Federal, além de entidades licenciadoras, como o Corpo de Bombeiros, e de registro, como a Jucesp.

No âmbito do Estado de São Paulo, os benefícios são ainda mais evidentes, pois a integração foi total. A Redesim oferece diversos graus de integração, chamados de serviços. A Sefaz/SP se integrou a todos eles, de forma que todos os atos cadastrais – desde a inscrição de um Empreendedor Individual, ou um Produtor Rural, até a inscrição de uma empresa de grande porte – sejam efetivados única e exclusivamente por esse ambiente.

Para abrir, alterar dados ou baixar a empresa, acesse portal Redesim por meio do site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim.

Consulta Pública do Cadesp em lotes

O Cadesp (Cadastro de Estabelecimentos do Estado de São Paulo) passou a disponibilizar em sua página de acesso, em maio, a consulta pública em lotes (ou seja, de mais de um estabelecimento simultaneamente) por meio de download de arquivos.

Antes, a consulta pública só era possível de ser feita de um a um, depois de se informar o número de CNPJ ou Inscrição Estadual do estabelecimento.

A consulta em lotes passou a ser oferecida devido aos inúmeros pedidos de entidades e contribuintes, que entravam em contato inclusive por meio dos canais de atendimento ao público, como pelo Fale Conosco da Secretaria da Fazenda.

Essa nova consulta busca atender a uma demanda crescente da sociedade na busca de agilidade e simplicidade nos serviços públicos. Os arquivos são atualizados periodicamente, e a segurança dos dados e dos sistemas envolvidos foi preservada.

Página de acesso ao Cadesp:

https://www.cadesp.fazenda.sp.gov.br/(S(qbffh1zdfke5wti3s1plxy4w))/Pages/Login.aspx

Para baixar o arquivo de dados públicos, clique no link com o texto “DOWNLOAD DE DADOS PÚBLICOS DO CADASTRO”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta