São Pedro registra volume menor de chuvas até maio

São Pedro registra volume menor de chuvas até maio

Diferença de volume é de aproximadamente 15%, situação em todo o país é preocupante

Entre janeiro e maio de 2020, São Pedro registrou 643 milímetros de chuva e neste ano, no mesmo período, 547 milímetros. A diferença revelada no levantamento feito pelo Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) é motivo de preocupação e alerta para o abastecimento de água. Mesmo com todos os investimentos realizados no município para garantir a chegada da água às torneiras de toda a cidade, se faltar água nos mananciais, que já apresentam sinais da falta de chuvas mesmo antes do período considerado crítico da estiagem, o abastecimento pode ser prejudicado.

A situação em todo o país é preocupante. A Agência Nacional de Águas declarou situação crítica de escassez hídrica em áreas de cinco estados, entre eles São Paulo.

Na última semana de maio, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) emitiu um alerta de risco hídrico e abriu caminho para que fossem tomadas medidas para evitar o racionamento de energia até outubro, período de poucas chuvas e de seca mais severa na região Sudeste e Centro-Oeste.

O último período chuvoso, que acabou em abril deste ano, foi o mais seco em 91 anos. Com isso, o nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país está baixo, e o governo precisa acionar mais usinas termelétricas a fim de garantir o fornecimento de energia.

 ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR – Com o início do período de estiagem, sempre vale reforçar a importância de adoção de medidas que garantem economia de água.

Entre as dicas básicas estão fechar a torneira enquanto se escova os dentes, medida que garante economia de 11 litros de água; usar um balde e não a mangueira para lavar o carro, ação que representa economia de 560 litros de água; uso de vassoura e não de mangueira para limpar calçadas e áreas externas, conserto de vazamentos, banho rápido e descarte de lixo nos locais corretos.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta