Prefeito visita a Câmara de Vereadores, explana sobre primeiro ano de gestão e anuncia investimentos e obras para São Pedro

Prefeito visita a Câmara de Vereadores, explana sobre primeiro ano de gestão e anuncia investimentos e obras para São Pedro

Nesta segunda-feira, dia 20, o Prefeito de São Pedro, Thiago Silva (PSDB) esteve na Câmara Municipal, onde fez uma explanação sobre primeiro ano de gestão e anunciou importantes investimentos, obras e ações para 2022. 

Thiago Silva iniciou sua fala destacando que por 12 anos foi vereador e admira o trabalho dos vereadores e que depois pode ser vice-prefeito por dois mandatos, ao lado do então prefeito Helinho Zanatta, com que aprendeu muito e adquiriu ainda mais experiencia para governar.

O prefeito ressaltou que a COVID-19 acabou adiando alguns projetos, além de ter ceifado muitas vidas e ter feito o foco da gestão ficar centralizado na saúde, buscando salvar vidas.

“A COVID 19 além de tirar vidas, mudou nossa rotina. Ações planejadas tiveram que ser suspensas. Tivemos a questão do lockdown, que foi necessária, uma decisão muito difícil. Não é fácil. Mas acredito que acertamos, porque buscamos salvar vidas”, disse o prefeito.

Falando sobre a saúde, o prefeito enfatizou que sua gestão é de continuidade e que avanços foram registrados na área, além do combate à Pandemia e pensando no período Pós Pandemia.

“Sou a continuidade do que iniciamos em 2013. Avançamos muito, fizemos muitos exames que estavam suspensos pelo SUS, como mamografia tomografia, ressonância, entre outros. Muito antes do SUS liberar já estávamos realizando vários exames e cirurgias. Estamos iniciando a contratação de dezenas de agentes comunitários de saúde, porque na atenção básica, dentro da residência, que podemos tratar melhor o problema e evitar doenças. Estamos contratando um novo sistema para que os exames sejam online 24 horas na nossa Santa Casa, pois temos que ter isso também na saúde”, disse, destacando metas para a pasta, que são sempre de melhorar a qualidade dos serviços prestados de baixa e média complexidade.

Nessa área ele informou ainda que está em andamento a reforma da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que visa melhorar as condições do local e que foi concluída a conclusão da reforma da fachada do Hospital São Lucas.

Citando que é sempre comparado com o ex-prefeito Helinho, Thiago Silva falou que não é o ex-prefeito, mas que aprendeu muito com ele e que tem trabalhado muito para melhorar a cidade.

“Muito me comparam e dizem que não sou o Helinho, com certeza não sou. Ele foi meu prefeito, fui vice dele fiel por oito anos e foi uma honra trabalhar com ele e ele nos ensinou o caminho do trabalho e a gente vai conseguir mostrar o resultado. A responsabilidade minha é diária. Primeiro fazer pela cidade que eu nasci e mostrar que temos capacidade de trabalhar, de fazer igual ou melhor que o Helinho fez, mas nunca ser comparando com a pessoa. Críticas podemos ter, falhas, existem e servem para corrigir o caminho. Eu trabalho muito, porque estamos tendo a oportunidade de fazer o melhor possível e faremos, por isso chego cedo e saio tarde, trabalhando diariamente por nossa cidade”, disse ele.

O prefeito destacou ainda que a educação tem diversas ações inovadoras,

“Na educação distribuímos neste ano mais de 43 mil kits de alimentação, devido à falta de aula, para repor a alimentação. Estamos com o programa Avança Educação, teremos a instalação de parques infantis modernos em todas as escolas, estamos adquirindo lousas digitais de última geração, onde será possível ter acesso a livros, como Atlas e imagens em 3D. Recentemente fechamos um convênio com o SESI para oferecer robótica para os alunos da nossa rede municipal, implantação de laboratórios de ciências, sendo alguns fixos e outros volantes, que serão utilizados nas unidades que não tiverem salas próprias, fizemos a aquisição de livros, iremos dar Kits de Higiene para alunos da nossa rede, contendo pasta dental, escova dental, escova de cabelo, caneca, toalha de rosto, desodorante sem cheiro e absorvente para as meninas. Estamos também construindo uma Creche Nova no bairro Nova São Pedro para mais de 300 alunos que será 100% digital, reformando a Creche “Dra. Halina Buba Baldon”, criamos o reforço escolar aos sábados, estamos construindo um barracão para abrigar o almoxarifado da educação com mais de mil metros quadrados, entre outros investimentos”, disse.

Em relação ao turismo, cultura e esporte, o prefeito relatou que pediu que os responsáveis trabalhassem para deixar os espaços em ordem para atender aos municies e visitantes.

“Desde o começo do ano determinei para a equipe do Turismo, Esporte e Cultura para que se preparassem para a retomada das atividades, deixando tudo em ordem. Fizemos melhorias na Praça Gustavo Teixeira e a implantação do letreiro na praça com o nome de “Eu Amo São Pedro”, a pintura da escadaria do Cristo, que se tornou um atrativo a mais. Na cultura demos espaço para os nossos artistas locais, independente do gênero musical e do tipo de arte, procuramos incentivar e valorizar todos. Fizemos uma decoração acolhedora de Natal, buscando que todos tenham um final de ano mais feliz”, disse Silva, destacando outras ações, como a criação de pontos de Selfie, citando que no Alto da Serra, haverá o Jardim do Amor, com um cadeado, onde as pessoas podem fechar o carinho que tem um pelo outro.

Na área turística ele citou ainda a reforma da Praça São Benedito e retomada das obras do Centro Gastronômico, com abertura de nova licitação para a conclusão das obras do local, assim como do Centro Artístico.

Será feita ainda as reformas da Rodoviária Municipal e do Museu “Gustavo Teixeira”.

O Aeroporto Municipal também deverá ser reformado, através de emenda federal, que será destinada ao cercamento da área, troca da parte elétrica, regularização do AVCB e novo pórtico de entrada e o mesmo ficará adequado as condições que a ANAC deseja. 

O prefeito destacou ainda as ações feitas na área da cultura e esporte.

“Na cultura fizemos diversas ações, além dessa reforma do Museu, com melhorias na biblioteca e aquisição de novos livros. No esporte fizemos melhorias em diversas praças e espaços, iluminação do Campo Velho, entre outras melhorias e ações. Estamos fazendo uma nova quadra de múltiplo uso para a comunidade do São Dimas, lá no Nova São Dimas II. Fizemos um convênio para implantar o programa Atletas do Futuro em São Pedro”, disse o prefeito.

Ele citou ações na área do saneamento básico, como a troca de redes e a implantação do projeto de captação de água do Ribeirão Araquá, que irá garantir abastecimento de água para as próximas décadas.

“A troca sente quem não tinha água em casa, porque com a tubulação antiga passava uma caneta de água no cano e estamos atrás de dar continuidade ao plano de perdas com a troca de redes. Temos o projeto da captação de água do Ribeirão Araquá, que é a bacia que mais tem água e vai resolver a questão do abastecimento de água para as próximas décadas em nossa cidade”, disse o prefeito.

Na área ambiental, Silva destacou que o foco da Coordenadoria de Meio Ambiente tem sido o reflorestamento ambiental, assinatura de termo de cooperação para combate às queimadas e que a cidade deverá ter um Viveiro Municipal moderno.

O prefeito citou a compra de 29 veículos, como máquinas, ambulâncias, retro escaveiras e veículos para secretarias e que irá adquirir mais uma patrol para conservação das estradas rurais, a compra de um novo equipamento de sinalização viária com padrão DER acoplado ao veículo da Coordenadoria de Sinalização, entre outras aquisições.

Destacou ainda que as ações de melhorias de iluminação pública em outros pontos da cidade, citando a Estrada do Macuco, entrada da Floresta Escura, entre outros, totalizando mais 58 pontos que serão atendidos.

O prefeito anunciou ainda as obras de pavimentação do bairro Giocondo, pavimentação do Chácaras ABC, seguindo até a represa e pavimentação da estrada do Macuco. 

O recapeamento da estrada entre São Pedro e Brotas foi anunciado, destacando que será feito via Governo do Estado de São Paulo, além da implantação do Poupatempo e a adesão cidade ao programa Nossa Rua, programa de pavimentação do governo do Estado, que deve destinar mais R$ 5 milhões para a área na cidade, valor esse será reforçado com mais R$ 4 milhões da própria prefeitura.

Além dessas ações, o prefeito citou a continuidade de obras e ações da gestão anterior, que era liderada pelo então prefeito Helinho e por ele.

O prefeito ratificou que seu compromisso é de seguir trabalhando para que a cidade continue avançando e crescendo em todas as áreas.

“Agradeço a oportunidade de estar aqui falando com vocês sobre um pouco daquilo que passamos neste ano, esperamos e temos certeza que Deus, que Jesus no próximo Natal abençoará a todos nós e teremos um ano de 2022 com muitos desafios e conquistas. São Pedro está dando um salto para o futuro e hoje é referência na nossa região metropolitana e nós vamos juntos fazer com que isso cresça e aumente cada dia mais”, finalizou ele.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta