Du Sorocaba é eleito primeiro secretário do Parlamento Regional de Piracicaba

Du Sorocaba é eleito primeiro secretário do Parlamento Regional de Piracicaba

Na manhã desta terça-feira, dia 22, aconteceu em Piracicaba, uma reunião para reativação do Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup).

O evento que teve a presença dos presidentes das Câmaras dos municípios que compõem o aglomerado urbano e na ocasião elegeram a nova Mesa Diretora, formada por sete membros: um presidente, quatro vices, primeiro e segundo secretários.

O presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), foi eleito primeiro secretário do Parlamento Regional, que será presidido pelo presidente da Câmara de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania).

O Parlamento Regional foi reativado com o objetivo de unir forças e ter maior representatividade para atender as demandas e reivindicações das 23 cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba, uma vez que o Parlamento Regional estava parado desde 2016, foi reativado.

O vereador Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis é o segundo secretário.

As vice-presidências foram divididas entre polos formados por cidades da região, para garantir maior representatividade.

O polo 2, composto por Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Gertrudes, elegeu o presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto (PSC), como representante.

O presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira (PSD), foi eleito representante do polo 3, que é composto pelas cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna.

O quarto polo, composto por Araras, Conchal e Leme terá o presidente da Câmara de Araras, Rodrigo Soares (PSDB), como um dos vice-presidentes do Parlamento Regional e o polo 5, composto por Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard, será representado pelo presidente da Câmara de Elias Fausto, Ronaldo Cezario (MDB).

Tanto Du Sorocaba, como Gilmar Rotta compõem o Polo 1, composto por Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista.

“A proposta é trabalhar em conjunto, com todas as cidades juntas teremos mais força, vamos fortalecer a nossa região para que possamos ter as nossas reivindicações atendidas”, disse. Gilmar Rotta destacou a importância da reativação do Praup para que as cidades tenham mais força para pressionar os deputados estaduais a votar e aprovar rapidamente o projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba.

Os 23 municípios que integram o Aglomerado Urbano de Piracicaba representam 3,25% da população do estado de São Paulo e 3,2% do produto interno estadual.

A composição da mesa foi dividida pela representação dos cinco polos que compõem o Parlamento Regional. A presidência da mesa ficou com Gilmar Rotta, do polo 1, composto por Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista. Os quatro vice-presidentes foram eleitos pelos polos 2, 3, 4 e 5.

O presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), foi eleito primeiro secretário e Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis, segundo secretário.

Mais representatividade: Após a eleição da mesa diretora, o Parlamento Regional aprovou o requerimento 1/2021, que aumenta a representatividade das Câmaras Municipais no Praup de 1/5 para 1/3 dos vereadores de cada Câmara. De acordo com Gilmar Rotta, o aumento da representatividade será uma “força com mais de 100 parlamentares trabalhando dentro do Parlamento Regional”.

A próxima reunião do Praup foi marcada para o dia 13 de julho, às 10h00, na Câmara Municipal de Piracicaba, onde irá ocorrer a posse da Mesa Diretora e a nomeação dos representantes regionais de cada Câmara. Na reunião, também serão discutidas as demandas e necessidades levadas pelos vereadores de cada município.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta