A volta de Helinho Zanatta ao Cenário Político

A volta de Helinho Zanatta ao Cenário Político

Após encerrar, em 2020, um período de oito bem-sucedidos anos de mandato à frente da Prefeitura Municipal de São Pedro, Helinho Zanatta volta à cena política com o anúncio de sua pré-candidatura a Deputado Estadual ao pleito eleitoral do próximo ano.  A notícia não poderia ser mais alvissareira e plena de esperança por dias ainda melhores para os são-pedrenses e para os mais de 1 milhão de eleitores dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba.

É voz corrente por aqui que a sua administração foi um marco na gestão pública local e que ele se notabilizou por ser o melhor Prefeito da história são-pedrense, fazendo, de fato, não somente acordar, mas também andar e talvez até correr o gigante adormecido que era São Pedro, como ele mesmo dizia lá em 2012.

Ao longo desses anos, a fama de gestor competente e de político de visão, fundamentada no sucesso de sua administração em São Pedro, reforçada por oito anos anteriores em Charqueada, forjou a sua reputação, que extrapolou as fronteiras destes municípios e ganhou cada vez mais notoriedade nos demais de nossa região e também em outras cidades do Estado.

Vale comentar um dos exemplos que vivenciei nos quatro anos em que, com muito orgulho e com especial aprendizado, servi ao Município de São Pedro, ao lado de Helinho Zanatta, na função de Secretário de Governo. Em inúmeras oportunidades, prefeitos e executivos de Prefeituras e de outros órgãos públicos da região piracicabana visitaram o Prefeito para conhecer de perto a sua maneira de administrar a coisa pública. Para outras prefeituras, São Pedro passou a ser benchmarking, termo comumente usado na iniciativa privada, em linguagem mercadológica, para designar empresas que são referência em modelo de gestão ou em outros atributos graças ao seu superior desempenho.

A semana passada, pelo reconhecido Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), relativamente ao ano de 2020, ganhamos o primeiro lugar em nível nacional entre 5.239 municípios brasileiros e o primeiro lugar dentre 630 dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Esse Índice avaliou as contas dos municípios com base nos indicadores Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez.  No documento “Panorama dos municípios de São Paulo e principais desafios – Análise Especial| IFGF”, a própria entidade destaca que “cabe ressaltar que esse é o terceiro ano consecutivo que São Pedro apresenta nota máxima no IFGF.” O índice da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – https://www.firjan.com.br/ifgf) é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Renomados institutos de pesquisa também sempre pontuaram positivamente São Pedro pela liderança regional com base na performance da administração Helinho Zanatta, especialmente nos quesitos que estabeleceu como pilares prioritários de sua gestão: saúde, educação e infraestrutura.

Para compor as credenciais e justificar a liderança do ex-prefeito é essencial considerar o atestado das urnas. Afinal, ao submeter os quatro primeiros anos de sua administração em São Pedro ao crivo popular, ele se reelegeu com quase 78% dos votos, numa inequívoca aprovação dos eleitores à sua gestão, depois de ter sido eleito em seu primeiro mandato com mais de 71% dos votos válidos.

Associado aos resultados positivos de sua gestão, Helinho Zanatta detém um reconhecido carisma, uma diferenciada visão de futuro e uma incomum capacidade de articulação política. Não à toa que, munido de projetos consistentes, fez inúmeras, incansáveis e bem-sucedidas vias-sacras pelos corredores do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo trazendo vultosos recursos em emendas parlamentares que beneficiaram em muito a nossa população.

Conquistas e credenciais não lhe faltam para pleitear uma cadeira de Deputado Estadual, especialmente porque, como poucos candidatos à vaga, é profundo conhecedor das principais agruras que afligem os municípios e saberá, habilmente, como conduzir com sucesso as demandas da população junto ao legislativo estadual e ao Governo do Estado.

Helinho já arregaçou as mangas e iniciou as conversas com prefeitos e lideranças políticas, empresariais e comunitárias da região de Piracicaba, para depois também estabelecer contatos em outros municípios de peso. Ele conta, desde já, com a importante parceria do Deputado Federal Ricardo Izar.   Persistente e movido a desafios, costumo dizer que “Helinho não entra para perder”. Cabe-nos torcer para que a pré-candidatura do nosso ex-prefeito a Deputado Estadual se consolide.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta