100 dias deram prioridade ao enfrentamento à pandemia e retomada do desenvolvimento “Um Novo Tempo Chegou” em Santa Maria da Serra

100 dias deram prioridade ao enfrentamento à pandemia e retomada do desenvolvimento “Um Novo Tempo Chegou” em Santa Maria da Serra

Se para alguns 2021 é um ano considerado perdido, em Santa Maria da Serra, a gestão “Um Novo Tempo Chegou”, do prefeito Josias Zani Neto (Cidadania) e vice-prefeito Roberto Miranda (PL) mostraram nestes 100 dias de governo que além da prioridade necessária ao enfrentamento à pandemia, estão trabalhando em outras áreas, sobretudo pela retomada do desenvolvimento do município.

Desde o início foi realizado um planejamento com metas para os primeiros 100 dias do governo municipal, levando sobretudo em conta, o agravamento da pandemia da Covid-19, com grandes esforços concentrados no combate ao coronavírus e salvar vidas.

Mesmo diante da maior crise sanitária do País e do Mundo, que acarreta graves problemas financeiros para todos e atinge os municípios. Desde janeiro, Zani tem feito um planejamento de trabalho para enfrentar a crise e ainda tirar do papel obras e promover melhorias.

Zani destaca que as ações iniciais desses 100 primeiros dias foram divididas em cinco eixos: Salvar Vidas, Cuidar da Cidade, Planejar o Futuro, Cuidar das Pessoas e promover a Retomada do Desenvolvimento.

A transparência também foi uma marca desses primeiros dias de governo.

“Um governo mostra ao que veio nos primeiros 100 dias. Desde 1º de janeiro, estamos com uma equipe determinada e capaz, focada em apresentar um trabalho produtivo e transparente para salvar vidas, cuidar da cidade, das pessoas, e retomar o desenvolvimento que Santa Maria tanto espera, marcando um novo tempo em nossa cidade, com melhorias em todas as áreas”, explica Zani.

Nesses 100 primeiros dias, a gestão Zani reorganizou todo o Sistema de Saúde para o enfrentamento à pandemia e fez importantes investimentos, sobretudo visando combater á Pandemia.

A criação da Central Covid, criação do comitê de enfrentamento da Pandemia, testagem em massa dos profissionais da saúde e educação e outros setores, além de retomada de exames de diagnóstico na área da saúde, com realização de exames como ultrassons, que estavam com a demanda represada.

Além disso, a nossa gestão promove um melhor gerenciamento dos insumos necessários ao enfrentamento da Pandemia que teve que adotar medidas mais rígidas de controle sanitário.

Com a autoridade de quem entende de saúde publica, seja por formação, seja por experiência prática, já que atou na pasta da saúde em Santa Maria da Serra e São Pedro, Zani destaca que a crise do Coronavírus é séria e tem sido enfrentada com essa seriedade na cidade.

“Estamos diante de uma crise sanitária de saúde pública que é séria, que tem sérios reflexos econômicos. É um tema que tem despertado a nossa atenção diária, vinte e quatro horas por dia, porque são vidas e salvá-las será sempre nossa prioridade, não temos medido esforços nesse sentido, bem como nossa equipe de saúde e de todo o governo, que está envolvido no combate a esta Pandemia. Temos feito todo o possível e continuaremos fazendo, sempre por amor ao nosso próximo, aos nossos moradores”, disse Zani.

Pensando no desenvolvimento da cidade, o prefeito Zani, além de articular a vinda de novos investimentos, também conquistou R$ 600 mil para a implantação da infraestrutura do Distrito Industrial, um sonho antigo dos moradores da cidade.

“Sabemos que gerar emprego e renda é uma prioridade. Na nossa gestão anterior trabalhamos muito para fortalecer a nossa área de desenvolvimento, buscando atrair empresas e empregos para nossa cidade e nesta nova gestão retomamos esse foco, com ainda mais força. Já conquistamos R$ 600 mil para a infraestrutura de nosso distrito e tenho certeza que isso representará uma força grande para atrair novas empresas. Além disso, estamos buscando parcerias de qualificação e outras parcerias nessa área de desenvolvimento com incentivo ao empreendedorismo”, disse o prefeito.

Quando se fala em cuidar da cidade, a prefeitura tem atuado muito em melhorias, manutenções e ordenamento da cidade, sendo que, além disso, recursos para recapeamento e a construção do sanitário da Praça do Idoso já foram conquistados, além de outros projetos realizados e cadastrados, que futuramente irão surtir efeitos positivos.

Melhorias de iluminação, limpeza pública, tapa buracos, melhorias em estradas rurais e em prédios municipais, são ações que foram realizadas, dentre muitas.

“Uma cidade bonita, organizada e feliz é nossa meta. Isso contribui para o desenvolvimento e para a qualidade de vida das pessoas, estamos trabalhando neste sentido, mas estamos também dentro das possibilidades fazendo contatos para conseguir mais recursos para que possamos ter ações importantes futuramente. Mesmo diante da Pandemia não paramos de trabalhar um único dia para fazer o melhor pela nossa cidade”, disse.

Em relação a Cuidar das Pessoas, Zani destaca que desde janeiro, sua gestão tem priorizado pela transparência, além de procurar ouvir a comunidade, identificar as demandas e realizar os investimentos necessários para melhorar a vida do cidadão.  Além disso, destaca que a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade tem atuado com seus programas, os quais foram intensificados agora com vista a ajudar a quem precisa.

“Levando em conta a crise de empregos gerada a partir da pandemia, nós intensificamos nossas ações nessa área. Muita gente passou a necessitar de ajuda. Os órgãos desenvolveram as ações que já eram de sua rotina, criamos novas e ainda agora reforçamos com a campanha Vacina contra a Fome, que apesar de ter sido iniciada recentemente tem sido um sucesso. Esse nosso cuidar pelas pessoas, no entanto, vai além. Nossa gestão irá dentro dos próximos meses e anos, mostrar que nossa gestão é humana e que pensamos nas pessoas, em seu bem-estar. Já fizemos isso entre 2009 e 2012, quando estive à frente da prefeitura e agora estamos trabalhando para fazer isso com mais ênfase. Isso acontece a partir das nossas ações e todo o governo pensa, está engajado neste sentido, com trabalhos voltados ao esporte, lazer, cultura, educação, social, desenvolvimento, entre outras. Esse conjunto de ações fará uma cidade melhor e um povo mais feliz”, destacou Zani.

Ele destaca que o planejamento é uma ferramenta importante para o presente e sobretudo para o futuro da cidade.

“Queremos e estamos realizando um planejamento a curto, médio e longo prazo, para que nossas ações sejam planejadas e possam ser efetivadas. Logo no primeiro dia de nossa gestão, iniciada em um sábado fizemos uma primeira reunião de planejamento e isso já demonstrou a todos que seria uma diretriz de trabalho, pois a partir dela todos saíram com compromisso de apresentarem um relatório de seus Departamentos e começarem a se planejar. Em seguida lançamos o projeto Santa Maria da Serra 2030, que visa planejar as ações para a cidade a curto, médio e longo prazo., onde iremos discutir com diversos setores públicos, privados e sociedade civil as metas para nossa cidade”, disse Zani.

“Sem planejamento nada que é feito se sustenta. Por isso vamos trabalhar intensamente para planejar, para organizar como tudo será executado e para executar. O trabalho tem sido grande, mas temos a certeza que iremos colher os frutos do que estamos plantando”, completa.

O prefeito Zani agradece o empenho de toda sua equipe, servidores, vereadores aliados e da comunidade, que tem ajudado em suas ações.

“Agradeço de coração a cada um de nossos servidores, colaboradores, nossa equipe de governo, vereadores aliados e pessoas da comunidade que tem compreendido e colaborado com nossas ações por uma cidade melhor”, completou Zani.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta