agosto 12, 2022

Reaberto no fim de agosto, Museu Prudente de Moraes já recebeu mais de 400 visitantes

Foto: Divulgação

Espaço foi a casa do primeiro presidente civil do Brasil

Mais de 400 pessoas já passaram pelo Museu Prudente de Moraes desde sua reabertura no dia 23/08. Dentre estas, foram recebidos 06 grupos de visitantes, entre escolas e grupos integrantes de atenção à Saúde Mental de Piracicaba.

O atendimento a grupos de visitantes faz parte de um trabalho constante da instituição, mantendo-se fiel ao seu plano museológico e aos objetivos da chamada “museologia social”, que visa a integração da comunidade com a história e a memória local.

Nos meses de agosto e setembro, a equipe do Educativo do Museu atendeu três grupos de alunos do Colégio PoliBrasil, sendo duas turmas do 9º ano e uma turma do 4º ano. Para os pré-adolescentes que cursam o 9º ano, a visita ao Museu complementa o ensino da República do Brasil, pois os discentes podem ver e estar no local onde parte da construção da República brasileira ocorreu.

Antes mesmo de se tornar presidente do Brasil, Prudente de Moraes, político ligado ao Partido Republicano Paulista, realizou encontros e conversas em sua casa – atual Museu – para discutir sobre a mudança de regime no país. Já para as crianças do 4º ano, o Museu Prudente de Moraes trabalhou o papel dos museus na manutenção dos patrimônios materiais e imateriais, além de conhecerem de perto a história da cidade de Piracicaba.

O Museu também recebeu, neste período, três grupos de integrantes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), localizado no Vila Sônia. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de Piracicaba e de Prudente de Moraes, além de visitar a exposição temporária A Poesia dos Dias, da artista contemporânea Rosa Grizzo. A mostra traz à tona o trabalho doméstico, historicamente ligado às mulheres, por meio de panos, linhas e cores. O trabalho artístico manual foi admirado com bastante entusiasmo, já que os visitantes trabalham com este tipo de arte em seus encontros no CAPS.

Nos próximos dias, o Museu vai receber mais visitas de escolas que já realizaram agendamento. Lembrando que todas as visitas estão seguindo os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Portanto, neste momento são aceitos grupos de no máximo 20 pessoas (que serão divididas em dois grupos de 10), e sempre com a utilização de máscaras, distanciamento e higienização constante das mãos e dos ambientes expositivos.

SERVIÇO – Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, localizado na rua Santo Antônio, 641 no Centro. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Agendamentos: (19) 3422-3069. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados

Email: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Facebook: Museu Prudente de Moraes

Instagram: @MuseuPrudente

Twitter: @MuseuPrudente

Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Read Previous

PM prende casal por contrabando e descaminho em Santa Gertrudes

Read Next

Semob atende 42 vias na operação Tapa-buraco desta semana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.