Reaberto no fim de agosto, Museu Prudente de Moraes já recebeu mais de 400 visitantes

Reaberto no fim de agosto, Museu Prudente de Moraes já recebeu mais de 400 visitantes

Espaço foi a casa do primeiro presidente civil do Brasil

Mais de 400 pessoas já passaram pelo Museu Prudente de Moraes desde sua reabertura no dia 23/08. Dentre estas, foram recebidos 06 grupos de visitantes, entre escolas e grupos integrantes de atenção à Saúde Mental de Piracicaba.

O atendimento a grupos de visitantes faz parte de um trabalho constante da instituição, mantendo-se fiel ao seu plano museológico e aos objetivos da chamada “museologia social”, que visa a integração da comunidade com a história e a memória local.

Nos meses de agosto e setembro, a equipe do Educativo do Museu atendeu três grupos de alunos do Colégio PoliBrasil, sendo duas turmas do 9º ano e uma turma do 4º ano. Para os pré-adolescentes que cursam o 9º ano, a visita ao Museu complementa o ensino da República do Brasil, pois os discentes podem ver e estar no local onde parte da construção da República brasileira ocorreu.

Antes mesmo de se tornar presidente do Brasil, Prudente de Moraes, político ligado ao Partido Republicano Paulista, realizou encontros e conversas em sua casa – atual Museu – para discutir sobre a mudança de regime no país. Já para as crianças do 4º ano, o Museu Prudente de Moraes trabalhou o papel dos museus na manutenção dos patrimônios materiais e imateriais, além de conhecerem de perto a história da cidade de Piracicaba.

O Museu também recebeu, neste período, três grupos de integrantes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), localizado no Vila Sônia. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de Piracicaba e de Prudente de Moraes, além de visitar a exposição temporária A Poesia dos Dias, da artista contemporânea Rosa Grizzo. A mostra traz à tona o trabalho doméstico, historicamente ligado às mulheres, por meio de panos, linhas e cores. O trabalho artístico manual foi admirado com bastante entusiasmo, já que os visitantes trabalham com este tipo de arte em seus encontros no CAPS.

Nos próximos dias, o Museu vai receber mais visitas de escolas que já realizaram agendamento. Lembrando que todas as visitas estão seguindo os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Portanto, neste momento são aceitos grupos de no máximo 20 pessoas (que serão divididas em dois grupos de 10), e sempre com a utilização de máscaras, distanciamento e higienização constante das mãos e dos ambientes expositivos.

SERVIÇO – Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, localizado na rua Santo Antônio, 641 no Centro. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Agendamentos: (19) 3422-3069. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados

Email: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Facebook: Museu Prudente de Moraes

Instagram: @MuseuPrudente

Twitter: @MuseuPrudente

Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta