PROERD formou turma com 500 alunos em São Pedro

PROERD formou turma com 500 alunos em São Pedro

PROERD formou turma com 500 alunos em São Pedro – Foto: José Marino

Nesta quinta-feira, dia 30, aconteceu no Estádio Municipal “Ferrucio Feltrim”, o “Sãopedrão”, a formatura de 2017 do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), programa de educação preventiva ao uso de drogas que tem como principal objetivo evitar que criança e adolescentes iniciem o uso de entorpecentes.

O evento reuniu 500 alunos de diversas unidades escolares do município e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de seus familiares.

Entre as autoridades presentes e que compuseram a mesa de honra: o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silva – representando o prefeito Helinho Zanatta; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Benedito Ferraz de Toledo, Toninho da Sorveteria; o comandante da PM (Policia Militar) de São Pedro, Capitão Ricardo Bessa; Comandante do CPI-9, Coronel PM Lourival da Silva Júnior, representando a secretaria de Educação, o professor Luiz Fernando Rachur; o comandante do Tiro de Guerra, Sargento Edimar Roberto De Castro; e o instrutor do PROERD, PM Ribeiro. . Também estiveram presentes os vereadores Adilson de Jesus, Branco (SD), Gilberto Vieira (PDT); Luiz Gomes dos Altos, Melado (PSDB) e Carlos Eduardo de Oliveira, Du Sorocaba (PSB).

No curso, dado por um policial instrutor, no caso de São Pedro, o cabo Alexandre Ribeiro, os estudantes aprendem técnicas centradas na resistência à pressão e auxílio para dizerem não às drogas.

São 16 aulas, uma por semana, com estudantes do 5º ano, onde também são abordados temas como autoestima, controle de tensões, civilidade e técnicas de autocontrole de tensões civilidade.

Inspirado em um programa norte-americano criado após parceria do Departamento de Polícia de Los Angeles e Distrito Escolar daquela cidade, o DARE (Drug Abuse Resistance Education), guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados em tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilo de vida positivo.

O Proerd é aplicado nas escolas municipais em São Pedro desde 2001, através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Policia Militar do Estado de São Paulo.

O comandante da PM, Ricardo Bessa, abrindo os trabalhos destacou a importância do momento.

O vice prefeito, Thiago Silvafez uso da palavra, elogiando o trabalho da Policia Militar através do PROERD que acontece desde 2011, em São Pedro. “Quero agradecer a todos os colaboradores, representantes, policiais, vereadores, professores, pais de alunos e ao Coronel Lourival que veio prestigiar esse evento tão importante que a Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza para as crianças e jovens da nossa cidade. Parabenizo também o policial militar reformado e vereador Dú Sorocaba, que no ano de 2001, trouxe para o município de São Pedro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Parabéns em nome da Prefeitura de São Pedro e do prefeito Helinho Zanatta, o qual vem realizando um trabalho belíssimo para o desenvolvimento do nosso município”.

O Comandante do CPI-9, Coronel PM Lourival da Silva Júnior falou aos presentes sobre a importância de educar bem os jovens para que estes sejam cidadãos de bem no futuro. “Cumprimento todos os convidados, representantes das pastas, educadores, aos policiais militares e aos responsáveis pelos alunos por estarem participando dessa fase tão significativa da vida dessas crianças. Aos policiais militares, que fazem parte desse projeto social fundamental e que sinaliza o futuro da nossa nação. É de suma importante para nós, direcionarmos o bom caminho para todos eles. Encerro minhas palavras com uma frase bem simples: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens” e é exatamente o que buscamos ao realizarmos o PROERD”, finalizou o comandante da PM na região.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta