Prefeitura realiza força-tarefa para retirada de leucenas na avenida 31 de Março

Prefeitura realiza força-tarefa para retirada de leucenas na avenida 31 de Março

Supressão das exóticas reduz enchentes e alagamentos na região

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e Defesa Civil, realiza força-tarefa para a retirada das leucenas da avenida 31 de Março. Os trabalhos iniciados nesta segunda-feira, 19/07, serão realizados nos dois sentidos da avenida, com previsão de término para esta semana.

As leucenas são espécies de árvores exóticas invasoras, que se proliferam sem controle, ameaçam as nativas e colocam em risco o ecossistema. No caso da sua presença na avenida 31 de Março, seus galhos obstruem as galerias de água, causando alagamento e enchentes na época das chuvas.

“Vamos retirar as árvores e os galhos que estão causando transtornos e, em seguida, a equipe da Sedema realizará a roçada do mato que está no canal, tudo isso para minimizar os alagamentos na região”, afirma o diretor da Defesa Civil, Odair Mello.

A supressão oferece também mais segurança aos pedestres, porque diminui o risco de queda de galhos e também porque possibilita a entrada de mais iluminação durante o dia e à noite.

“As leucenas são árvores invasoras, portanto serão eliminadas, pois no local há um canal aberto e as leucenas estão estourando parte desta estrutura. Além disso, a Sedema está atendendo a uma solicitação da Secretaria de Obras (Semob), que pretende reduzir os gastos com a reposição de galerias danificadas”, explica Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta