Prefeitura realiza atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Prefeitura realiza atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Entre as ações estão a participação na Simapira e série de entrevistas na Educativa FM

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5/06, a Prefeitura de Piracicaba realiza, a partir de segunda-feira, 31/05, diversas ações para discutir a temática ao longo do mês de junho. Além de uma série de entrevistas com o prefeito e secretários municipais na Educativa FM, a Prefeitura integra a Simapira (Semanas Integradas de Meio Ambiente), realizada em parceria com diversas instituições do município. A programação inclui lives, palestras, concursos, plantio de mudas e outras intervenções, que abordam os diferentes desafios do município, relacionados ao meio ambiente e às políticas públicas (Confira a programação completa em anexo)

Nancy Thame, secretária de Agricultura e Abastecimento abre a série Meio Ambiente e Comunicação, no dia 31/05, na Educativa FM e falará sobre a nova relação do rural com o urbano. “A implementação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável é prioridade na Sema. É possível produzir alimentos gerando renda, principalmente aos pequenos produtores, alimentos de qualidade para os consumidores e com respeito aos recursos naturais”, enfatiza.

Já José Luiz Guidotti Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conversa sobre turismo rural e smart cities na terça. “As grandes cidades são, hoje, modelos de desenvolvimento sustentável. Aliam o urbano, o rural e os sistemas inteligentes integram o cotidiano proporcionando qualidade de vida a todos”, explica.

titular da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Marcos Kamogawa, conversa na quarta-feira sobre os projetos ambientais para o município. “A cidade tem um potencial ambiental muito grande, precisamos proporcionar cada vez mais melhorias e reintegrar o cidadão ao meio ambiente para que ele mesmo seja um agente de transformação e ajude a cuidar do meio”, adianta.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, José Vicente Caixeta Filho, conversa na quinta-feira sobre o meio ambiente como pilar da mobilidade urbana. Caixeta reforça a necessidade de diferentes modais para diminuir a poluição. “Temos que pensar na redução da emissão de gases de efeito estufa ao longo da matriz de transporte do sistema viário municipal, daí a busca por transportes alternativos, como as ciclovias e transportes coletivos de qualidade”, ressalta.

Na sexta-feira, 04/06, bate-papo será com o prefeito Luciano Almeida e o presidente do Semae, Maurício Marques de Oliveira. Luciano abordará o meio ambiente como um dos pilares da atual gestão. Esta é uma semana dedicada ao meio ambiente, temos que comemorar, falar sobre o tema, mas é um assunto que precisa ser revisitado diariamente. O social, o econômico e o ambiental são pilares nos quais devemos nos debruçar para que possamos ter uma gestão eficiente para esta e para as próximas gerações”.

O presidente do Semae abordará os vários usos da água e as perspectivas sobre a crise hídrica. “A água é um dos recursos mais valiosos atualmente, precisamos usar com parcimônia e pensar em projetos para o futuro”, alerta.

A SEMANA – As instituições que também integram a organização da Simapira são Câmara de Vereadores, Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias e Fundições) , Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Instituto Florestal/Fundação Florestal/Estação Experimental de Tupi, Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA/MPSP), FATEP, Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Projeto Corredor Caipira, Sodemap (Sociedade Para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba), Águas do Mirante, Cooperativa Reciclador Solidário, empresas e organizações do terceiro setor.Ocultar histórico de mensagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta