Posso Construir com qualquer Solo? Teste e Analises são Fundamentais!

A Revolução Sempre Esteve Aqui! Karol Bioarqueteta (1)

A Revolução Sempre Esteve Aqui! Karol Bioarqueteta (1) – Foto: Foto: José Marino

A Bioconstrução é uma maneira saudável de trabalhar sua Moradia, com profundas analises do espaço,  com materiais e soluções naturais. Ela esta comprometida em solucionar com autonomia, funcionalidade, praticidade, redução de impacto ambiental, impacto de energia, impacto econômico,  criação e  a socialização da comunidade e Resgate cultural!

Em questão de solo, e qual deve ser utilizado? É uma duvida frequente e muito importante para ser levada em conta.  Digamos que, em partes, a grande maioria dos solos  consegue levantar uma parede de terra, porem, não queremos  só levantar e erguer uma parede natural, queremos que a construção tenha durabilidade,  qualidade e perpetue com alta  resistência,  e para isso é  OBRIGATÓRIO  fazermos as analises e teste de solos, que serão utilizadas no BioProjeto.  Podemos praticar diversos testes que responderam positivamente, a granulometria de analise do solo, e assim estar utilizando em  Técnica Construtiva Natural Escolhida, (o tijolo de Adobe, o Hiperadobe, o Superadobe, Cob, Taipa de Pilão, Pau a Pique, Bambu a Pique, Revestimentos e Tintas, Mobiliário, etc).  Um dos Pilares para a Bioconstrução, além do Planejamento Antecipado, são as analises: analise de mão de obra, analise do ambiente, analise de material, analise de matéria prima, analise em conceitos ambientas: em questão o solo adequado para ser utilizado na técnica.

Existem TESTES DE SOLO bem dinâmicos e didáticos, como também, teste com Análises em laboratórios (de granulometria, de resistência, de compressão,), e hoje listaremos algumas análises, realizadas no próprio local, de fácil compreensão e de alta eficiência:

CORES DO SOLO  (mais recomendadas: vermelha, amarelo claro, castanha)

ODOR (não utilizar terra: cheirando mofo, matéria orgânica)

MORDEDURA: se ranger muito: é mais arenosa, se não ranger: é argilosa, e se ranger pouco é limosa.

SEDIMENTAÇÃO: é a separação da argila e areia: em um recipiente fechado (vidro, plástico transparente),  acontece o  processo de decantação, e assim  conseguimos saber a proporção em % .

CONTRAÇÃO:  a)colocando o solo em uma caixa de madeira (10cm), e deixando secar na sombra , se a massa curvar no centro (não serve), ver também o encolhimento da massa na caixa, se for mais que 40% não serve.

  1. B) TIRA: amassar a terra com agua e fazer uma tira chata de 20cm de comprimento x 5cm de espessura x 2,50cm de largura. Com o polegar começa a empurrar a tira para fora da mão, se arrebentar antes de 5 cm: é muito arenosa, se arrebentar depois de 15 cm: muito argilosa e entre 5 e 15cm: é uma boa escolha para a Bioconstrução.

 

Karol Bombini – Telefone: (19) 3481-11 34

Arquiteta e Urbanista CAU: A82559-0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta