Técnicos da Semuttran visitam fábrica para discutir transporte de bicicletas em coletivos

Técnicos da Semuttran visitam fábrica para discutir transporte de bicicletas em coletivos


Iniciativa faz parte do CicloVidas, projeto que visa ampliar o uso de bikes no município


Motivados pelo projeto CicloVidas, que visa construir 10 Km de ciclovias e ciclofaixas ao ano no município, técnicos da Semuttran – Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, visitaram, nesta terça-feira, 25/05, a Caio Induscar, empresa fabricante de ônibus localizada em Botucatu, líder na produção de carrocerias urbanas no Brasil. Na ocasião, eles conversaram sobre as possibilidades e inovações voltadas ao carregamento de bicicletas no transporte público de Piracicaba.

Durante a visita, os técnicos conheceram a linha de produção da Caio, assim como interagiram com a empresa júnior da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP-Jr), que ficou conhecida internacionalmente pelo projeto do ONIPLUS, que consiste em um modelo de ônibus adaptável para evitar a transmissão de doenças contagiosas. O projeto, realizado em parceria com a empresa júnior de engenharia da Universidade Mackenzie (Ejem), ganhou diversos prêmios de inovação ao longo de 2020.

Na reunião, a empresa júnior apresentou aos técnicos da Semuttran modelos de suporte para bicicletas, tanto interno quanto externo, assim como os métodos utilizados para seu desenvolvimento.

De acordo com Vitor Pires Vencovsky, assessor especial de projetos da Semuttran, a intenção é que, após os estudos e discussões necessárias, a Prefeitura de Piracicaba, em parceria com a Caio Induscar e os pesquisadores das universidades, consiga colocar os dispositivos para teste de aceitação na frota de ônibus da cidade, aumentando a utilização dos transportes ativos no sistema viário do município, além de se preparar para a tão esperada expansão da rede cicloviária. O técnico Guilherme Milanez, da Semuttran, também participou da visita à empresa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta