Técnicas da Sema serão apresentadas na Escola do Legislativo

Palestras tratam sobre compras institucionais da agricultura familiar e o programa PSA

Nos dias 4 e 6/10, a equipe da Sema – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, ministrará palestras gratuitas sobre compras institucionais da agricultura familiar e sobre o programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) na Escola do Legislativo Antônio Carlos Danelon – Totó Danelon, da Câmara Municipal de Piracicaba.

Natália Gebrim Doria, nutricionista que atua com programas de segurança alimentar e nutricional na Sema e faz parte do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), ministrará a palestra via Zoom do dia 4/10, das 14h00 às 16h00, intitulada Compras Institucionais da Agricultura Familiar: Oportunidades para o Nosso Município.

“As compras públicas deste setor agrícola são um meio de dar fomento à comercialização da produção local, gerando emprego e renda e fortalecendo agricultores do município. Soma-se a isso a promoção da saúde da população, possibilitando o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com produtos frescos, de origem conhecida e confiáveis quanto à sua qualidade”, explica a nutricionista.

No dia 6/10, das 14h00 às 16h00, a engenheira agrônoma da secretaria, Evelise Moda, fará apresentação via Zoom sobre o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): Capacitação para a Formulação do PAI (Projeto Ambiental Individual).

Criado em 2017 e desde então coordenado pela Sema, o PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

“O PAI (Projeto Ambiental Individual) é o principal documento para a inscrição das propriedades no programa, e deve ser formulado por profissional habilitado e relacionado às ações contempladas. Esta palestra tem por objetivo apresentar o programa e orientar os profissionais e demais interessados sobre a realização do diagnóstico e elaboração do PAI das propriedades que queiram participar do PSA Piracicaba”, disse Evelise.

As inscrições para as palestras encerram no dia 2 e 4 de outubro, respectivamente, e podem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo (http://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta