Solenidade marcou o aniversário de 30 anos do SIMESPI

Solenidade marcou o aniversário de 30 anos do SIMESPI

No sábado passado, dia 03, o SIMESPI – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras celebrou 30 anos de existência.

A fundação do sindicato aconteceu no dia 3 de julho de 1991, tendo como foco prioritário o fortalecimento do setor metal mecânico em Piracicaba.

Os empresários Luciano Santos Tavares de Almeida, Tarcisio Angelo Mascarim, Mário Mantoni Filho, Walter Stolf Filho, Belmiro Bovi, Sebastião Antonio Ultrini Pereira, Antonio Venier, Sérgio Pontin, Agenor Barbosa, Alderbal Galvani, Hélio Gomes, Adelmo Marrucci, Leopoldo Gobbin, Fernando Manoel Ometto Moreno, Francisco Carlos Felippe, Paulo Roberto Vendemiatti, Alcides Schimdt, José Antonio Gonçalves, Gilberto Paulino e Nelson Rodrigues Martinez, tendo em vista a necessidade de uma entidade representativa, iniciaram a criação do SIMESPI.

Um início repleto de detalhes e estruturado em fortes pilares para contribuir com a representatividade do setor.

Estiveram presentes diversas autoridades, como o prefeito Luciano Almeida (DEM), que foi o primeiro presidente da entidade; deputados estaduais Roberto Morais (Cidadania) e Alex de Madureira (PSD), Danilo Vendemiatti – presidente do SINCOP – Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba, representantes de outros sindicatos, dirigentes de associações, autoridades políticas e diretores.

Diversas personalidades, como o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) prestaram sua homenagem ao sindicato.

Uma placa comemorativa foi descerrada pelo atual presidente Euclides Libardi e pelo prefeito e primeiro presidente Luciano Almeida.

O gerente do SIMESPI, Roberto Soriano (in memorian) e Maria Carmelina Berto Stolf foram homenageados.

Soriano foi gerente por mais de duas décadas e agora passou a dar o nome à uma das salas de treinamento da entidade.

Já Maria Carmelina, conhecida como Lina, dedicou trinta anos de sua vida a entidade e também dará nome a uma das salas do SIMESPI. Ela foi a funcionária mais antiga da entidade e responsável pelo setor financeiro, dando suporte a gerencia.

O prefeito Luciano Almeida, que foi o primeiro presidente do SIMESPI, fez uso da palavra, destacando a importância da entidade para a sociedade piracicabana.

“Eu considero o SIMESPI uma segunda casa minha e é sempre gostoso vir aqui e ver o trabalho dessa entidade, em prol de toda a cidade. A maioria dos que aqui estão tem sido, assim como o SIMESPI, parceiros da prefeitura e da cidade, sobretudo nessa fase que estamos passando, nesse enfrentamento da Pandemia. Tenho certeza que o SIMESPI será muito importante no processo de retomada das atividades. Desejo mais trinta anos de sucesso”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, Gilmar Rotta (Cidadania) fez entrega de uma homenagem de sua autoria e aprovada pelos seus pares, ressaltou que deseja que a entidade continue a trabalhar pela cidade.

“Em nome dos 23 vereadores, que aprovaram por unanimidade essa homenagem, esperamos que o SIMESPI continue com esse belíssimo trabalho, sempre à favor da indústria e da nossa cidade”, disse o presidente.

O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) também fez uma homenagem a entidade e destacou a sua alegria em poder após 30 anos estar celebrando a data.

“Há 30 anos estávamos fazendo a inauguração e hoje estamos aqui celebrando esses 30 anos.  Parabéns a vocês empresários e ao SIMESPI, sempre tramalhando em prol do progresso de Piracicaba. Viva o SIMESPI pelos seus 30 anos”, ressaltou.

Também deputado estadual, Alex de Madureira (PSD) fez uso da palavra, destacando que acredita que o SIMESPI terá papel relevante no período Pós Pandemia.

“Estamos saindo de uma Pandemia, mas com novos desafios e esperança pela frente e passa muito pelo SIMESPI essa nova fase. Acredito que iremos ter uma retomada do crescimento econômico, mas tudo isso passa por um sindicato forte como esse e dos metalúrgicos, aqui representado e outras entidades aqui bem representadas”, falou Alex de Madureira.

O presidente da ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Luiz Carlos Furtuoso destacou a importância da união entre as entidades.

“Em 2001 quando assumi pela primeira vez a presidência da ACIPI fizemos uma união com o SIMESPI. E essa reunião deu e dá bons frutos. Temos uma parceria de longa data e esperamos continuar nesse caminho. Daqui para frente precisamos nos unir ainda mais, para gerar empregos e desenvolvimento. A união do setor produtivo, dos trabalhadores e da sociedade vai fazer melhorar a vida das pessoas”, observou o presidente.

Em seguida, Wagner da Silveira, conhecido como Juca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, fez uso da palavra, destacando a parceria entre os sindicatos.

“Aqui só criamos amigos. Mesmo sendo do sindicato dos trabalhadores. Temos discussões e divergências, mas após isso saímos e somos amigos. Venho aqui com tranquilidade, assim como nas empresas. Posso falar que nós seguramos nesses dois últimos anos, uns seis, sete mil empregos. Eu fui nas empresas defender o banco de horas, defender e negociar salários.  Todos nós, empregos e empregadores lutamos juntos para manter esses empregos. Que possamos comemorar não somente esses trinta anos, mas que venham mais e mais anos”, disse o presidente do sindicato dos Metalúrgicos.

O presidente da UNIMED, Dr. Carlos Joussef  destacou a importância da entidade, que reuniu no evento, os principais poderes da cidade.

“Os poderes aqui presentes representam a força principal de Piracicaba. Os poderes aqui presentes fazem a cidade girar e andar.  E vocês SIMESPI são uma força importantíssima para o progresso de nossa cidade. Parabéns a todos pelo expressivo trabalho”, destacou.

O presidente Euclides Libardi destacou que o SIMESPI faz parte do dia a dia da sociedade piracicabana.

“Um dos muitos aspectos que merecem ser enaltecidos é o relacionamento que o Simespi estabeleceu com Piracicaba. Recentemente, fizemos um rápido levantamento de ações, doações, apoios e patrocínios feitos nesses 30 anos para a elaboração da nossa revista comemorativa. Vimos com alegria que a nossa entidade se envolve com a arte, a cultura, o esporte, a sustentabilidade, a educação, a saúde e a filantropia. Só este ano, o Simespi fez importantes contribuições ao município no combate à pandemia. Com apoio de nossas associadas, entregamos oito respiradores distribuídos entre a Prefeitura e os hospitais dos Fornecedores de Cana e Santa Casa. Entregamos à Vigilância Epidemiológica duas câmaras para conservação de vacinas, doamos mais de 1.600 cestas básicas às prefeituras de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho, que socorrem famílias em situação de vulnerabilidade; e acabamos de doar mais de 87 mil máscaras descartáveis, que serão distribuídas pela Prefeitura às comunidades carentes de nossa cidade. Uma campanha de conscientização da importância do uso da máscara também será implementada”, reforçou.

“Estou convicto de que uma história digna de ser contada é geralmente pontuada por momentos que alternam dificuldades e oportunidades, conquistas e perdas. Com o Simespi não tem sido diferente e, por isso, olhar para essa história nos enche de alegria e de esperança.  Mais do que enaltecer o passado, temos que cuidar do futuro. Aqui no Simespi, temos claramente definida a direção que devemos tomar a partir de agora. Este caminho aponta para uma aproximação cada vez maior com nossas associadas, que buscam proteção e acesso ao conhecimento e às novas tecnologias. Vejo claramente que o Simespi deve assumir o papel de facilitador neste novo contexto”, destacou.

Ele finalizou seu discurso, destacando seu sentimento de gratidão por poder fazer parte da história do SIMESPI

“Manifesto um profundo sentimento de gratidão pela oportunidade de estar à frente desta entidade num momento auspicioso, rodeado de pessoas que reconhecem a importância do papel do Simespi, principalmente no fortalecimento da indústria e no desenvolvimento de Piracicaba. Há muito ainda a ser feito e estamos dispostos a entregar o nosso melhor! Que venham mais 30 anos!”, finaliza o presidente da entidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta