Simespi firma convênio de cooperação e parceria com a Unimep

Cooperação técnica e científica entre as instituições tem prazo inicial de cinco anos

O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e o IEP/Unimep (Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, entidade mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba), firmaram parceria e convênio de cooperação técnica e científica. Os documentos foram assinados na sexta-feira (29) por Euclides Libardi, presidente do Simespi, e pelo professor Ismael Forte Valentin, diretor geral do IEP e reitor da Unimep.

Com duração de cinco anos, o convênio de cooperação técnica inclui a realização de estudos e pesquisas, teóricos ou aplicados, desenvolvimento de produtos, intercâmbio de pessoal, realização de cursos e de programas de treinamento/capacitação, oferta de estágios na forma da lei, entre outras atividades.

Para o presidente do Simespi, a parceria entre a indústria a o universo acadêmico é fundamental, como já provaram os países avançados, que fazem uso dessa estratégia. “O desenvolvimento de novas tecnologias, a capacitação e a atualização profissional são contribuições importantes que as instituições de ensino e de pesquisa podem dar à indústria que, por sua vez, pode proporcionar aos estudantes, professores e pesquisadores o desafio da solução real de problemas e o contato com a realidade do mercado”, pondera Libardi.

Além do convênio de cooperação, o Simespi assinou com a Unimep termo de parceria que concede aos proprietários, funcionários e familiares das quase 200 empresas associadas descontos de 25% para o primeiro semestre regular do curso, a partir da segunda mensalidade, e de 20% a partir do segundo semestre, até sua conclusão, na modalidade presencial dos cursos de graduação, tecnológicos, pós-graduação lato sensu da Unimep e educação básica do Colégio Piracicabano.

Durante a assinatura do convênio, o reitor da Unimep destacou que a instituição de ensino vive um novo momento e que as parcerias são fundamentais para aproximar a universidade da realidade do mercado. “Oferecemos atualmente 17 cursos. Retomamos a graduação em engenharia de produção e esperamos voltar a ofertar mais cursos que são especialmente interessantes para o setor industrial”, conclui.

Participaram do ato de assinatura, pela Unimep, a professora Renata Helena da Silva Bueno (diretora de relações institucionais), a professora Marlene Aparecida Moreno (diretora de pós-graduação e pesquisa e de extensão e cultura), Michael Francisco Adorno (coordenadoria administrativa), e professor Felix Felfli, coordenador das engenharias.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta