“Semana de Conscientização sobre o Autismo” é tema de projeto de Lei do Deputado Roberto Morais

“Semana de Conscientização sobre o Autismo” é tema de projeto de Lei do Deputado Roberto Morais

No último dia 2 de abril, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data ganhou ainda maior importância no Estado de São Paulo a partir deste ano com a aprovação da lei de autoria do Deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania) que institui a “Semana de Conscientização sobre o Autismo”.

A Semana de Conscientização deve ser realizada anualmente na primeira semana de abril promovendo debates a reflexões objetivando melhor qualidade de vida dos autistas e o aprimoramento dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com os portadores da síndrome.

Para Michele Basso, fonoaudióloga e mãe de uma criança com espectro autista, quanto mais informação melhor para diminuir o preconceito. “A conscientização sobre o autismo é de extrema importância para divulgar informações que levem ao diagnóstico precoce, e também contribui na diminuição do capacitismo (que é preconceito contra a pessoa com deficiência). A divulgação de informações referente ao funcionamento da pessoa com autismo, ajudará a sociedade a quebrar da barreira atitudinal, promovendo uma inclusão verdadeira. A manifestação do autismo pode ser leve, moderada ou severa. E dependendo da estimulação adequada ou não esses graus de classificação podem se modificar. Por isso é tão importante o diagnóstico e a intervenção precoce”, conclui a profissional. O Deputado Roberto Morais comemora a aprovação da lei que vai abrir novos horizontes para as famílias com pessoas autistas. “Quando criamos o programa de diagnóstico e apoio aos alunos com Dislexia e TDAH, fomos alertados por várias pessoas envolvidas sobre a importância de dar atenção também aos transtornos do espectro autista.  Imediatamente buscamos informações para criar o projeto de lei que agora vai dar visibilidade às pessoas com autismo. Me sinto muito realizado em poder colaborar para o futuro de tantas pessoas”, destaca Morais. Segue link para acompanhamento do Projeto https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000280932

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta