Sema e Semuttran iniciam parceria inédita em prol da Zona Rural do município

Sema e Semuttran iniciam parceria inédita em prol da Zona Rural do município


Projeto pretende utilizar tecnologias de geolocalização para assinalar com maior precisão marcos e pontos nas estradas


Na última quinta-feira, 18/11, a secretária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame, reuniu-se com a secretária da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Jane Franco, para tratar sobre a inédita parceria entre as secretarias para melhorar a sinalização das estradas rurais de Piracicaba.

De acordo com as equipes, o projeto pretende utilizar tecnologias de geolocalização para assinalar com maior precisão diferentes marcos e pontos de atenção nas estradas. 

Para a primeira fase do projeto, ressalta a secretária Jane Franco, “o objetivo inicial é realizar o levantamento geral das condições das estradas mais utilizadas, pontuando especialmente as intervenções necessárias nas sinalizações de regulamentação e advertência”.

Com os primeiros estudos concluídos, as secretarias esperam estimar o esforço requisitado para estender o projeto para os mais de 800 quilômetros de estradas rurais no município.

Posteriormente, o projeto ainda visa implementar a sinalização de orientação, com direções sobre os principais núcleos urbanos, melhorando a navegação pelos bairros e pontos de interesse espalhados pela zona rural. Essa iniciativa também visa trazer avanços para o turismo rural, o que inclui as capelas, que somam 44 na área rural piracicabana, e inúmeros circuitos possíveis entre estas.

Além das implementações físicas, os levantamentos ainda vão alimentar os bancos de dados de ambas as secretarias em um mapa georreferenciado com informações que irão facilitar tanto a manutenção preventiva quanto os atendimentos emergenciais a pontos mais distantes da área rural de Piracicaba, que representa mais de 85% do território municipal.

“Piracicaba tem uma das maiores áreas rurais do estado de São Paulo e um dos pontos que vemos com tamanha importância é a sinalização das estradas, que pode colaborar de forma bastante significativa para a melhoria da qualidade de vida da população rural e daqueles que visitarem a região”, afirma a secretária Nancy.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta