Prefeitura conclui limpeza de comportas e Canal do Mirante recebe água

Prefeitura conclui limpeza de comportas e Canal do Mirante recebe água

rio Piracicaba

A Prefeitura concluiu a limpeza das comportas no rio Piracicaba, localizadas próximo ao Shopping, e o Canal do Mirante e a cachoeira, cartão-postal da cidade, voltaram a receber águaForam retirados 4 caminhões de 10 toneladas cada de material, entre pedaços de madeira, lixo e lama, acumulado nas comportas.

O trabalho, feito com escavadeira hidráulica, começou por volta das 8h de hoje e foi concluído às 11h. A força-tarefa foi formada pela Defesa Civil, ligada à Secretaria Municipal de Governo, e pelas secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Abastecimento (Sema) e Obras (Semob).

A Defesa Civil aguardava o rio baixar para 1,20 metro de profundidade, o que aconteceu há cinco dias, para poder realizar a limpeza, que é feita com a aproximação de maquinário pesado na margem do rioAinda de acordo com a Defesa Civil, havia muita madeira – grandes troncos, galhos e tábuas – e vegetação acumulada sobre a lama. O que chamou a atenção foi a quantidade de lixo, como garrafas PET, bolas, isopor, latas, baldes e até capacetes enroscados nas comportas. Todo o material foi levado até a CTR Palmeiras (Central de Tratamento de Resíduos).

O Canal foi criado para desviar a água para dentro do Engenho Central, construído em 1881 pelo Barão de Resende. A água servia para movimentar maquinário e também para o resfriamento de alguns processos. O curso d´água passa por dentro do Parque do Mirante e desemboca novamente no rio Piracicaba. Sua vista da avenida Beira Rio é uma das preferidas de piracicabanos e turistas. Muitos o chamam, equivocadamente, de Véu da Noiva. Na verdade, a região do salto do rio, onde se forma uma bruma pelo movimento das águas, é o verdadeiro Véu da Noiva.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta