Prazo para regularização de dívidas do MEI encerra em 31 de agosto

Entre janeiro e julho deste ano foram abertos na cidade 2.405 MEIs, sendo que 186 aberturas ocorreram no espaço MEI da Acipi

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) têm até a próxima terça-feira, dia 31, para regularização de dívidas. Só neste ano, até o mês de julho, foram abertos na cidade 2.405 MEIs. Deste total, 186 aberturas ocorreram no espaço MEI da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), inaugurado em 2018.

Conforme divulgado pela Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), cerca de 45% dos 28.416 optantes pelo MEI no município estão inadimplentes.

A dívida pode ser sanada com o pagamento dos débitos, por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) ou o próprio sistema de parcelamento, pelo Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares com sistema Android e IOS. O não pagamento das dívidas implica em inscrição como Dívida Ativa, cobrada na Justiça, com juros e outros encargos previstos em lei.

Das aberturas deste ano, no município como um todo, 285 ocorreram entre junho e julho. De maio para junho, os MEIs cresceram em 455.

Para o presidente da Acipi, Marcelo Cançado, os MEIS são importantes para o fortalecimento da economia local. “Percebe-se essa importância pelo número de aberturas de novas empresas, especialmente neste cenário de dificuldade econômicas gerado pela pandemia. A Acipi faz questão de dar suporte a esses empreendedores que podem se tornar grandes empresários no futuro. É fundamental que todos se atentem a esses prazos para não serem prejudicados em suas atividades”, afirma.

Espaço MEI Acipi

Desde 2018, a Acipi conta com espaço específico para atendimento gratuito de associados que são microempreendedores individuais. São oferecidos suporte e orientação nos processos de formalização, alteração, cancelamento, emissão de boletos e notas, entre outras ações. Com espaço dedicado a esta categoria empresarial, a Acipi foca na realidade daquele que está iniciando suas atividades empresariais, ao esclarecer dúvidas quanto às obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

Serviço

O atendimento MEI para aberturas ocorre no 1º andar da sede da Acipi, na rua do Rosário, 700 – Centro, somente por meio de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Em caso de dúvidas: (19) 3417-1766, ramal 709.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta