Portal Pira Solidária vai unir voluntários e instituições

Portal Pira Solidária vai unir voluntários e instituições

Site colaborativo foi construído para reforçar as doações e o voluntariado

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), apresentou sexta-feira, 08/10, o Portal Pira Solidária, que reúne voluntários e instituições em um grande site, construído pela equipe da MT Corp. O projeto está em fase de testes e precisa passar pela aprovação final dos membros do Conselho Deliberativo do Fussp e pela Procuradoria Geral da Prefeitura. O portal é uma contribuição da Casa do Amor Fraterno, por meio da mantenedora, Elenice Miranda D´Abronzo, e foi apresentado pela assistente social Rosimeire Oliveira.

“A ideia é que todos os grupos participem da construção da plataforma dando sugestões e que insiram suas ações. Assim que todas as fases estiverem concluídas, é fundamental que as iniciativas, parcerias e trabalhos sejam potencializados em um espaço comum, daí poupamos esforços, nos ajudamos e promovemos mais e mais ações em prol do bem”, explicou Andréa Almeida, presidente do Fussp.

Tatiane Stella, coordenadora do Banco de Alimentos, reforçou a construção do portal a fim de “ampliar a participação das instituições em ações que sejam efetivas em prol das famílias em situação de vulnerabilidade, mapeando tanto empresas, instituições e cidadãos voluntários”, completou Tatiane.

O portal construído pela empresa MT Corp foi apresentado por José Roberto Pereira Leite Filho. Também fazem parte da equipe, Lucas Keiti Tangi, Bruna Papetti Ferreira e Mário Francisco Riego Cots. Durante a apresentação, Leite Filho explicou que, “a escolha do nome, PiraSolidária é resultado de várias sugestões de todos que estão à frente do projeto”. Ele também explicou o logotipo utilizado. “O maior (bolinha da esquerda) ajudando o menor (bolinha da direita). São dois pontos que, ligados por uma ponte, formam um grande sorriso, que alimenta a esperança e solidariedade, bastante presentes nos piracicabanos”.

O Pira Solidária é autossustentável, ou seja, as instituições, empresas, ONGs, grupos coletivos e outras entidades poderão se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações, iniciativas que estarão disponíveis no portal. Além disso, os cidadãos poderão se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas.

Um dos objetivos do portal é reduzir a duplicidade de iniciativas, doações e entregas de donativos para as famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e em outras instituições que, muitas vezes, coletam e distribuem donativos sem estabelecerem uma conexão com o Fundo Social de Solidariedade.

Após a apresentação do portal, os participantes puderam comentar o trabalho. Uma das contribuições do público foi sobre a importância de os alunos das universidades realizarem trabalhos voluntários, inserindo a experiência em seus currículos.

Nesta etapa de testes, os responsáveis pelo portal devem alinhar as sugestões de todas as instituições, finalizar alguns pontos de caráter administrativo e técnico para que, em seguida, o Pira Solidária seja avaliado pelo Conselho Deliberativo do Fussp e jurídico da Prefeitura, daí então o material estará apto para ser disponibilizado para empresas, instituições e sociedade em geral, oferecendo mais alternativas de acesso a projetos sociais de caráter colaborativo e voluntariado em Piracicaba.

INSTITUIÇÕES PRESENTES – Participaram da apresentação a Associação Viva a Vida, Afascom, Apae, Avistar, Casa Dia, Casa do Bom Menino, Casa do Hip Hop, Centro de Reabilitação, Ceacan, Educando pelo Esporte, Escola Passo a Passo, Prefeitura da Universidade de São Paulo/Campus Luiz de Queiroz, Funjape, Instituto Formar, Lar Franciscano de Menores, Nuprom, Parevi, Simespi, Tô Aqui e Vibe Moviment e os membros do Conselho Deliberativo do Fussp.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta