“Pictograma” novo dispositivo de sinalização de trânsito é instalado na Av Armando de Salles em Piracicaba

“Pictograma” novo dispositivo de sinalização de trânsito é instalado na Av Armando de Salles em Piracicaba

A avenida Armando de Salles Oliveira, em trecho entre as ruas Treze de Maio e Voluntários de Piracicaba, foi a primeira via a receber pictograma, novo dispositivo de indicação de velocidade adotado pela Prefeitura. A implantação ocorreu na noite da quinta-feira, 25/11, pela Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).

O pictograma instalado no asfalto indica um limite de velocidade de 50 km/h. A avenida foi escolhida por ser uma das mais movimentadas e com grande número de pedestres. Dados da Semuttran indicam que passam pela Armando de Salles Oliveira cerca de 12 mil veículos por dia.

O objetivo com o novo dispositivo é melhorar a segurança e reforçar ainda mais a velocidade permitida na via. Pictogramas serão implantados em outras vias onde há grande circulação de pedestres, seguindo cronograma elaborado pela Semuttran. Também receberão a nova sinalização a avenida Professor Alberto Vollet Sachs, sentido centro-bairro e as ruas Alberto Ramos e Tupã, próximo à Escola Maria de Lourdes Silva Viccino, em data a ser definida.

O projeto, que está sendo organizado pela equipe técnica do Departamento de Engenharia de Tráfego da Semuttran, segue a legislação do Código de Trânsito Brasileiro e faz parte de uma série de outras ações e projetos já realizados pela secretaria, tais como Linhas de Redução de Velocidade (LRV), campanhas sobre segurança de trânsito; fiscalização dos condutores realizada pelos agentes de trânsito e reforço de sinalização horizontal e vertical e revitalização de faixas de pedestres, em ruas e avenidas de diversos bairros da cidade, para maior segurança tanto de motoristas como dos pedestres.

A secretária da Semutran, Jane Franco de Oliveira, reforça que a sinalização é mais um importante dispositivo de segurança, visando induzir os condutores a respeitarem os limites de velocidade na via pública, trazendo, assim, mais segurança para veículos e, principalmente, pedestres que por ela circulam.

Segundo Ricardo Piton, responsável pelo setor de Educação e Segurança no Trânsito da Semutran, o dispositivo melhora a percepção do motorista quanto ao respeito à velocidade máxima das vias.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta