Pedagoga fala sobre a importância do brincar nas férias para as crianças

Especialista dá dicas de brincadeiras e como deixar este período mais divertido

Chega as férias e nada melhor do que ter esse período para relaxar e brincar. As crianças ficam na expectativa para esse momento e fazem planos de viajar, jogar videogame, dormir até tarde, passear no parque ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada. O tempo para a criançada é se divertir e aproveitar o máximo.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Profa. Dra. Cibele Rosa, conta que as crianças do século XXI são mais atarefadas do que no passado, com muitos compromissos e horários, e “as férias são quando elas podem aproveitar para brincar, o que é importante, pois auxilia no desenvolvimento da noção espacial e corporal”, acrescenta.

Diante de tantos recursos tecnológicos, a pedagoga explica que é possível trazer brincadeiras tradicionais aos pequenos, que exigem movimentos, entendimento da realidade e das coisas que os circundam. Segundo a docente, as telas mostram uma fantasia dirigida e não algo que estimule a elaboração do próprio pensamento.

“A tecnologia não deve ser vista como vilã, mas a família precisa se preparar para não seguir por um único caminho com eletrônicos para distrair as crianças e reconhecer, também, a importância de estar ao ar livre e de explorar aquilo que a virtualidade não consegue proporcionar”, pontua.

A especialista destaca que é importante que haja flexibilidade no tempo das crianças, para que não tenha tanta rigidez em relação às rotinas. “As férias funcionam para relaxar e ter acesso àqueles brinquedos não tão formais, não tão prontos. Com isso, é possível desenvolver a criatividade, a capacidade de simbolização e a própria socialização”, pontua.

Para deixar as férias ainda mais divertidas, a professora dá dicas de brincadeiras. Confira:

– Uso de analógicos: quebra-cabeça, baralho, uno, cubos, legos, jogos da memória, dominó.

– Brincadeiras com mais movimentos: pular corda, pular elástico, verdade ou desafio, mímica.

– Preparar juntos o Cardápio da Semana: pesquisar receitas em livros, site e app.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta