Município comemora 127 anos de emancipação política administrativa. Parabéns Rio das Pedras!

Município comemora 127 anos de emancipação política administrativa. Parabéns Rio das Pedras!

Neste sábado, dia 10 de julho, Rio das Pedras comemora seu 127º aniversário de emancipação político-administrativa.

O início do município de Rio das Pedras é conhecido pela lenda da construção de uma pequena pousada próximo ao Ribeirão Tijuco Preto, no século XIX. Por volta de 1850 tropeiros que se dirigiam para a capital da província passavam pela pousada próxima ao Rio.

Ainda não se tem certeza sobre o rio que dá nome à história, mas pela cidade passam o Ribeirão Tijuco Preto e o Rio Lajeado.

A pousada, pertencente a uma família de lavradores, cujo chefe se chamava Pedro, oferecia refeições e repouso aos viajantes.

Pedro tinha três filhas, conhecidas por sua beleza, vulgarmente chamadas de Pedras (com o pê fechado).

Com o tempo e a proximidade do rio, o local ficou conhecido como “pouso do rio das Pêdras”. Com a morte da família, o esquecimento e a natural evolução fonética, a pronúncia de Pêdras, passou para Pedras.

Em 1870, a Estrada de Ferro Ituana (mais tarde denominada de Estrada de Ferro Sorocabana) estendeu os trilhos até a cidade próxima de Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras e trazendo desenvolvimento para o local.

Nesse período, há ainda registros de terras cafeeiras do Barão de Serra Negra, na Fazenda Bom Jardim.

Alguns empreiteiros da estrada adquiriram terras e construíram a capela do Senhor Bom Jesus (hoje conhecido como padroeiro da cidade), iniciando o povoado que deu origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras. O povoado cresceu às voltas da estação ferroviária, a partir da rua do comércio conhecida como Rua Torta, que era “torta” por acompanhar o leito do rio.

Em abril de 1889, pela Lei Provincial nº 95, foi criado o Distrito de Bom Jesus do Rio das Pedras, pertencente ao Município de Piracicaba.

Em 10 de julho de 1894, foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Rio das Pedras, pela Lei Estadual nº 291.

Em 10 de julho de todo ano iniciam-se as festas oficiais de comemoração do aniversário do município.

Foi elevada à categoria de cidade em 19 de dezembro de 1894. A cidade recebeu muitos imigrantes italianos que deram origem às famílias mais antigas da cidade.

Hoje o município é administrado por Marcos Buzetto (PSB), que está pela terceira vez no comando da cidade e tem como vice-prefeito Trudpert Alan Leite Riesterer, o Tutinho (DEM). Integram o Legislativo Municipal os vereadores: Edison Donizete Marconato (PSDB); Geraldo José dos Santos (DEM); Jeandre Deive Roncato (PSDB); Joaquim Afonso (PSB); José Nivaldo Ferreira Diniz (PSDB); José Roberto Henrique (PSB); Max Prestes dos Santo (PSL); Sérgio Roberto Cecotte (PSB) e Vanessa Stocco Botam (PV).

                Chamada na primeira página

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta