Luciano Almeida quer maior participação popular no Orçamento Participativo de Piracicaba

Luciano Almeida quer maior participação popular no Orçamento Participativo de Piracicaba

O prefeito Luciano Almeida, acompanhado de secretários municipais, se reuniu na noite desta quarta-feira, 26/05, com conselheiros do Orçamento Participativo (OP), do mandato 2019/2020. O encontro aconteceu na sala de licitações, 1º andar do prédio da Prefeitura, com a participação de representantes das regiões Rural e Sul.

O objetivo principal do encontro foi possibilitar a integração dos conselheiros com a nova gestão, além de explicar as atividades do Orçamento Participativo, prestar informações das plenárias regionais 2021 e sobre o Congresso do Orçamento Participativo, que acontecerá no dia 17 de julho, quando serão eleitos os novos conselheiros para os anos 2021/2022.

Luciano disse que é “fã do OP”, por representar o estreitamento da relação entre o Poder Público e sociedade civil e que pretende resgatar essa estrutura de participação popular.

Luciano ressalta que se empenhará para que a sociedade volte a participar do processo. “Queremos convencer as lideranças comunitárias para participarem do OP. Seremos objetivos e transparentes e as demandas não ficarão sem resposta, mesmo as que não possam ser atendidas em determinado momento. Determinei que todas as secretarias estejam envolvidas, para responder com clareza e transparência as demandas da sociedade”.

Segundo o prefeito, o Poder Público sozinho não consegue dar conta de todas as solicitações, devido às restrições orçamentárias. “Mas junto com a sociedade, podemos encontrar alternativas que beneficiem a coletividade”, destacou.

O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Kamogawa, disse que a sua pasta é uma das que mais recebem demandas da sociedade, citando como exemplo, o corte de mato e poda de árvores. “O cobertor é curto, mas nós estamos planejando a gestão, para maior agilidade dos serviços”.

O conselheiro Carlos Silva, o Chitão, representando a região rural, reconhece a importância das discussões do OP. Mas por outro lado diz que a participação popular é muito baixa, atribuindo este fator à falta de retorno das demandas, mesmo que não sejam possíveis de ser atendidas pelo Poder Público.

Chitão disse que este primeiro encontro com o prefeito e secretários foi positivo, para ouvir o Executivo e para que haja alinhamento de ideias. “Fiquei satisfeito por saber que a atual gestão quer maior aproximação com as comunidades, priorizando o respeito e a transparência das ações e, sobretudo, sempre dando retorno às demandas da sociedade”.

Estiveram presentes os secretários municipais Dorival Maistro (Administração); Marcos Kamogawa (Sedema), Adolpho Queiroz (Cultura), Euclídia Fioravante (Assistência e Desenvolvimento Social), Arthur Costa Santos (Finanças) e a chefe de Gabinete Daniela Molina.

Plenárias: As plenárias regionais do OP, coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, acontecem sempre às 19h00 e têm por objetivo manter contato com a comunidade, associações, entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos. Devido à pandemia, serão respeitados todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras. As plenárias são abertas à participação da população.

Caso as demandas apresentadas na plenária tenham algum aditamento ou acréscimo, o participante poderá encaminhar os respectivos acréscimos, até cinco dias úteis após a data de realização da plenária, à Secretaria Municipal de Governo ou à Coordenação Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, por intermédio de ofício/carta ou e-mail comop@piracicaba.sp.gov.br

O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos de prefeituras municipais para assuntos locais, por meio de processos de participação da comunidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta