Hoje é Dia “D” da Vacinação contra gripe em Piracicaba

Hoje é Dia “D” da Vacinação contra gripe em Piracicaba


Primeira fase da campanha contempla crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, puérperas, grávidas e profissionais da saúde

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início a primeira fase da campanha de vacinação contra gripe (influenza) na quinta-feira, 15/04. Nos dois primeiros dias, quinta e sexta foram contempladas crianças com mais de 6 meses e menores que 6 anos. Hoje sábado, 17/04, além das crianças, a vacina está disponível também para puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), gestantes e profissionais da saúde, que também fazem parte do grupo prioritário para a primeira fase em um Dia “D”.
A estimativa é vacinar 44.450 pessoas nesta etapa. Até o momento, o município já recebeu 12.560 doses. Os idosos serão contemplados na segunda fase da campanha, pois o Ministério da Saúde (MS) não recomenda a aplicação das vacinas contra Covid-19 e influenza conjuntamente.
Na quinta e sexta-feira, dias 15/04 e 16/04, respectivamente, as crianças puderam receber a vacina das 08h00 às 15h00 nas UBSs e CRABs e das 08h00 às 16h00 nas USFs. Hoje sábado, a vacina estará disponível em 17 unidades de saúde (confira a lista abaixo) das 08h00 às 17h00.
Para tomar a vacina é preciso levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Não será necessário fazer agendamento prévio. Em caso de fila na unidade, haverá pessoal da Saúde para organizar e manter o distanciamento social.
Os locais e horários de vacinação contra gripe a partir de segunda-feira, 19/04, serão divulgados ainda nesta semana.

Fases: A campanha será composta por três fases, que se estendem até 9 de julho. A segunda fase tem previsão de iniciar, segundo o Governo do Estado de São Paulo, a partir de 11 de maio, quando será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada.
A terceira, com previsão para começar em 9 de junho, vai contemplar pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

COVID-19: O MS não recomenda a aplicação das vacinas contra Covid-19 e influenza conjuntamente. O recomendado é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19 e respeite o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe.

DIA ‘D’: Confira as unidades que participam do Dia “D” da campanha de vacinação contra gripe (influenza).
UBS Algodoal: Rua Gertrudes Barbosa Moretti, 81; UBS Alvorada: Rua Sérgio Cardoso, 185; UBS Parque Piracicaba (Balbo): Rua Palmital, s/nº; UBS Caxambu: Rua Engenheiro Romano Coury, 513; UBS Centro: Avenida França, 227; UBS Esplanada: Rua Augusto Furlan, 31; UBS Independência: Rua Pedro Chiarini, 144; UBS Jardim Planalto: Rua Herculano Mônaco, 180; UBS Jupiá: Rua João Eudóxio da Silva, s/nº; UBS Pauliceia (Coreia): Rua Santa Helena, 334; CRAB – Vila Rezende: Rua Santo Estevão, 394; CRAB – Cecap: Rua Melvin Jones, 91; CRAB – Novo Horizonte: Rua Moacir Martins, 255; CRAB – Piracicamirim: Rua Gonçalves Dias, 1070; CRAB – Santa Terezinha: Rua Nicolau Zem, 220; CRAB – Vila Cristina: Av. Raposo Tavares, 1851 e CRAB – Vila Sônia: Rua João Zem, 751.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta