GCs concluem curso de capacitação para prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

GCs concluem curso de capacitação para prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Ação é promovida pelo IPAM e acontece em parceria entre a Guarda Civil e Secretaria Municipal de Educação

As guardas-civis Alice Silva e Luciane Tovar, do Pelotão Escolar da Guarda Civil de Piracicaba, concluíram o curso de capacitação básica para prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, promovido pelo IPAM (Instituto Paulista de Magistrados) e que integra o projeto Tenho Voz na Rede. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Com duração de 12 horas, o curso foi idealizado e coordenado pela juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira e qualifica professores e educadores para a escuta e o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Em tempos de pandemia, as principais ações do projeto foram adaptadas à nova realidade do distanciamento social, como as palestras de magistrados e especialistas, bem como as narrativas artísticas sobre o tema.

“O curso nos capacitou a ver a criança com um outro olhar. O educador em sala de aula tem essa vivência com a criança, vê a rebeldia, a mudança de comportamento e não sabe lidar com esse tipo de situação, bem como nós da segurança pública quando somos acionados numa ocorrência envolvendo crianças. Esse curso nos capacita a ver essa realidade de forma diferente, tentando sempre entender o contexto dessa criança para podermos auxiliá-la, e não chegarmos de forma opressora, e sim acolhedora”, explicou a GC Alice.

De acordo com a GC Luciane, o curso surge em um momento muito delicado, que é o da pandemia. “Nesse momento, as famílias ficam mais tempo em suas casas, aumentando assim os casos de violência sexual, com índices alarmantes. Essa capacitação nos ajuda a semear essa aprendizagem no auxílio a essas vítimas”, explicou.

PARCERIA – A GC, por meio do Pelotão Escolar e dos Guardas Educadores, é parceira da Secretaria Municipal de Educação com o Programa GCEP (Guarda Civil Educação é Prevenção).

Esse programa é aplicado no Ensino Fundamental I nos 5° anos, com variados temas como: drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, bullying, vandalismo, perigos na internet, educação para o trânsito, dicas de segurança e maus-tratos aos animais.

A Guarda Civil do Município de Piracicaba fica na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. Telefone 153.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta