Faculdade SESI oferece formação contínua e prepara os professores para as mudanças do novo Ensino Médio

A Faculdade Sesi está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação, que acompanham as transformações na educação

O Novo Ensino Médio já é realidade para todas as escolas, particulares e públicas. Para acompanhar as transformações no ensino e na forma de ensinar, a educação continuada é cada vez mais procurada.

A Faculdade Sesi de Educação abre vagas para oito cursos de pós-graduação, voltados para professores, gestores e profissionais ligados à área da educação que buscam aprimorar suas qualificações. As inscrições vão até 02 de fevereiro de 2022, pelo site oficial.

Os cinco cursos por Área do Conhecimento e Coordenação Pedagógica serão realizados completamente a distância, permitindo estender a oportunidade para todo país. Terão formato semipresencial as especializações em Robótica e Educação Física, trazendo na grade encontros presenciais. As especializações têm carga horária de 360h (lato sensu), com até 1 ano e meio de duração, e metodologia alinhada às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Coordenador dos cursos de pós-graduação da Faculdade Sesi de Educação, o professor Hugo Nunes explica que de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), todos os professores da Educação Básica devem ter formação específica nas áreas de conhecimento que atuam. “Estas questões, atreladas à qualidade da educação básica passa, fundamentalmente, pela formação docente”, diz.

“Possibilitar a formação continuada por área do conhecimento para os docentes, em um contexto de mudança e incertezas, potencializará a prática pedagógica e contribuirá sobremaneira para qualidade social da educação”, Eduardo Carreiro, diretor da Faculdade Sesi de Educação.

Cumprindo seu papel social e com foco na valorização do professor, a Faculdade Sesi de Educação oferece oportunidades de descontos para professores da rede pública e funcionários do Sesi-SP e Senai-SP têm 20% de desconto e, para grupos fechados de professores, que atendem prefeituras e outras instituições, 40%. Os cursos não têm taxa de inscrição e podem ser parcelados em até 18 vezes.

 A Faculdade que traz em sua marca o Sesi-SP, uma das maiores e mais reconhecidas redes de ensino do Estado de São Paulo, tem como missão contribuir com a formação dos professores, sendo um centro de excelência em pesquisa e pioneira ao oferecer, desde a graduação, cursos de qualidade e que acompanham as inovações na Educação.

Entre as referências do Sesi-SP, a robótica é um destaque importante. Ao desenvolver as competências tecnológicas em sala de aula, os alunos do Sesi-SP já trouxeram diversos prêmios internacionais, tornando a instituição referência no ensino da robótica no país. Entre as competições recentes: Global Innovation Awards (GIA); Torneio de Robótica FIRST LEGO League; e First Robotics Competition, uma das competições mais importantes de robótica do mundo.

 A especialização voltada para professores, Robótica Educacional Criativa, amplia esse conhecimento para outras escolas. Um exemplo de projeto desenvolvido pelos alunos em sala de aula, entre 2018 e 2019, é o “Bilinguismo: aplicativo assistivo para comunicação efetiva da LIBRAS” em que estudantes do Ensino Médio do Sesi de Campinas-SP, sob orientação da profa. Débora Claudino, desenvolveram um protótipo funcional de aplicativo assistivo utilizando técnicas de Machine Learning.

 A solução pensada e criada pelos estudantes é inovadora na medida em que não é apenas um tradutor instantâneo, mas um recurso que permite também a ouvintes explorar e aprender a Língua Brasileira de Sinais, buscando promover, de fato, o Bilinguismo entre a população brasileira.

“Os projetos de robótica estimulam a criatividade e o pensamento computacional, trazendo soluções práticas e inovadoras para o dia a dia, por isso é considerada como essencial para o desenvolvimento das habilidades para o século XXI”, explica Carreiro.

Outra área reconhecida do Sesi-SP é dos esportes. Transmitir esses valores aos alunos está refletido em sua atuação, confiando em seu poder transformador para a sociedade. Para a pós-graduação em Educação Física Escolar: Uma Prática Pedagógica Multicultural e Democrática para professores, a proposta é produzir experiências pedagógicas sensíveis às diferenças e a partir da prática pedagógica tratar da diversidade e inclusão.

Já a especialização Coordenação Pedagógica para a formação continuada de professores, dentro dos princípios de uma gestão participativa e inclusiva, oferece ferramentas para que os alunos possam desenvolver diagnósticos do contexto de toda comunidade escolar, para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, para gerir processos e conduzir projetos formativos, com o reconhecimento da importância dos processos comunicacionais.

A Faculdade Sesi de Educação oferece Graduação gratuita e é Pioneira em oferecer cursos de graduação por área de conhecimento e residência educacional. A missão da Faculdade é formar professores para a Educação Básica que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural, em benefício da sociedade, gerando conhecimento, socializando e aplicando os resultados no desenvolvimento social, contribuindo para a promoção da melhoria da qualidade da educação no país. A atuação da Faculdade SESI-SP de Educação abrange: ensino e oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação; pesquisa e desenvolvimento de investigação educacional em programas próprios e em parceria com outras instituições públicas e privadas; extensão e promoção de cursos e programas abertos à comunidade, visando a difusão do conhecimento e de práticas educativas.

O site da faculdade é https://www.faculdadesesi.edu.br/.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta