Engenho Central de Piracicaba: vocação para a cultura e suas pluralidades

Engenho Central de Piracicaba: vocação para a cultura e suas pluralidades

Pelo menos 13.400 pessoas passaram pelo nosso Engenho Central no período de 4 a 23/12/2021 para contemplar as luzes de Natal do projeto Luz & Arte, parceria que a Prefeitura desenvolveu com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), sob meu comando, e com a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), entre outros parceiros. O investimento foi para deixar mais bonita nossa cidade e, principalmente, fomentar o turismo, comércio e serviços, tão afetados na pandemia.

Nos três finais de semana, sábados e domingos do período, foram recebidas, respectivamente, 1.680, 1.770, 2.010, 2.097, 1.958 e 2.783, ou 12.298 pessoas nos três finais de semana e as demais nos outros dias da semana. Destas, 211 foram trazidas e levadas do Engenho, em linha especial de ônibus da Tupi, a pedido da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).
Mais que os números, foram as belezas e elementos natalinos trazidos para o Parque do Engenho Central, como uma grande árvore iluminada, um corredor de luzes e a grande figura do Papai Noel, cujas fotos correram as redes sociais da cidade e região, em números que não conseguimos dimensionar.
Valeu também a experiência que tivemos com a presença dos foodtrucks no local. Com eles abrimos possibilidades para uma área de alimentação para nossos visitantes.
A presença da Orquestra Educacional de Piracicaba (OSP), sob a regência do maestro Ivan Bueno, engrandeceu a abertura do evento, onde o ápice foi o acender das luzes no momento em que o prefeito Luciano Almeida entregou a chave da cidade ao Papai Noel.
Cumprimos à risca um desejo do nosso prefeito, para dias de tantas dificuldades: “trazer a alegria de volta a Piracicaba”.
Com as pontes enfeitadas com milhares de lâmpadas, com a grande árvore iluminada, quem passou pela Rua do Porto ou pelo Engenho, sentiu de perto a renovação da fé, o espírito natalino e o renascimento do menino Jesus no meio de todos nós.
Minha gratidão a todas as secretarias envolvidas, aos nossos apoiadores, aos funcionários públicos que se desdobraram em cuidados com todos os detalhes que necessitamos no período e, enfim, aos nossos milhares de visitantes. Foi uma bela experiência, e que venham outros muitos dias de alegrias para todos os piracicabanos no ano que se inicia.

José Luiz Guidotti Junior é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta