Encontro debate estratégias para retomada da prática esportiva

Encontro debate estratégias para retomada da prática esportiva

Evento reuniu secretários de Esporte da Região Metropolitana de Piracicaba no Engenho Central

Piracicaba foi sede ontem, terça-feira, 24/08, do primeiro Encontro dos Secretários de Esporte da Região Metropolitana de Piracicaba. O evento, que aconteceu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, foi organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). A atividade teve a abertura realizada pelo secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, e discutiu políticas públicas e a retomada das atividades físico-esportivas no contexto pós-Covid.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, participou do encontro e enalteceu o desafio de resgatar a cultura da prática esportiva, principalmente as modalidades coletivas, prejudicadas desde março de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia. “Os secretários poderão agir de forma integrada para recuperar o princípio da promoção do esporte, seguindo os protocolos da saúde e com o máximo cuidado. Nós também vamos propor ao governo do Estado a criação dos Jogos de Verão para as modalidades olímpicas e paralímpicas, que servirão de estímulo para quem quiser fazer desta atividade não só uma questão de saúde, mas uma questão profissional e de vida”, afirmou Luciano.

“A retomada da prática esportiva é importantíssima. O esporte foi o setor que mais sofreu com a pandemia, praticamente todas atividades ficaram paradas durante um ano e meio. Agora, o que mais precisamos é de cuidado e critério. Nós estamos analisando vários eventos, chamados de eventos modelos, e a partir do estudo desses eventos nós teremos critérios para uma retomada mais segura. Precisamos de testes, estudos e estatísticas para proporcionar segurança”, destacou o secretário estadual de Esportes.

PALESTRAS – A atividade contou com palestras realizadas por Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, ex-atleta profissional, educador físico e pós-graduado em gestão empresarial que hoje ocupa o cargo de secretário-executivo de Esportes do Estado; Caroline Monacci e Welberti Silva, representantes do Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI), que trataram sobre Lei de Incentivo ao Esporte; e de Magic Paula, medalhista olímpica e campeã mundial de basquete, e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

“A proposta de reunir os secretários da Região Metropolitana de Piracicaba tinha como objetivo alinhar ações e compartilhar experiências relacionadas à promoção da atividade física nesse período tão complexo, e também estimular políticas públicas nesse novo contexto”, falou o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino. Perguntada sobre a volta do esporte presencial, Magic Paula também pediu cautela. “Estamos diante de um adversário que desconhecemos, que é a Covid-19, e buscamos as melhores estratégias. O poder público tem muita responsabilidade ao reabrir os seus espaços, então temos que pensar nessa retomada, sabendo que é importante seguir um protocolo. Esperamos que as atividades voltem em breve, mas isso dependerá de cada um de nós”, finalizou a medalhista olímpica em Atlanta 1996

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta