Conversa com agricultores discute restauração florestal

Conversa com agricultores discute restauração florestal

Encontro contou com equipe da Sema e representantes da Esalq/USP, Imaflora e do projeto H2A HUB Agroambiental

Para tratar sobre restauração florestal e compensação ambiental nas propriedades rurais de Piracicaba, a equipe da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), esteve em reunião com agricultores na noite de ontem, segunda-feira, 10/01, na sede da Coopihort, uma cooperativa de produção e processamento de hortaliças, localizada no bairro Pau Queimado.

Representantes da Esalq/USP, Imaflora e do projeto H2A HUB Agroambiental também participaram da conversa com os produtores da região. Foram apresentadas as possibilidades de participação nos futuros programas de compensação ambiental, restauração florestal e no programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), oferecido pela Sema, a fim de tirar dúvidas e levantar demandas.

“A reunião com os produtores foi muito importante nessa etapa do projeto, pois conseguimos sanar dúvidas e ter certeza de que há interesse deles em realizar a restauração ambiental das APPs (Áreas de Preservação Permanente) em suas propriedades, sendo este um ponto crucial para avançarmos nesse processo”, disse Zenilda Ledo, pesquisadora do Geolab/Esalq (Laboratório de Planejamento de Uso do Solo e Conservação).

Para a secretária Nancy Thame, da Sema, é importante desenvolver políticas públicas em conjunto com o público interessado, que neste caso é diretamente o agricultor.

 “Esses temas têm ficado muito em pauta com a implementação do Novo Código Florestal e a necessidade de discutir os impactos ambientais no setor agrícola. Com isso, nós temos a oportunidade de acelerar todo esse processo de recomposição das matas ciliares e proteção de nascentes por meio dessa união de esforços das instituições e o apoio dos agricultores e produtores locais”, destaca.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta