Comitê PopRua, criado para acompanhar e monitorar políticas para pessoas em situação de rua, é composto

Comitê PopRua, criado para acompanhar e monitorar políticas para pessoas em situação de rua, é composto



Representantes da sociedade civil foram eleitos ontem, 19/08, e completam formação do comitê

Os nove membros representantes da sociedade civil no Comitê PopRua de Piracicaba – Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal da População em Situação de Rua, foram eleitos ontem, 19/08, para o biênio 2021/2023. O pleito foi realizado no Armazém da Cultura Maria Dirce Camargo e contou com os votos de 14 delegados.

Cinco categorias foram votadas: 1. usuários dos serviços representantes da população em situação de rua; 2. instituição de ensino e pesquisa; 3. sindicatos, associações comercial, industrial e de serviços; 4. movimentos sociais e/ou religiosos; 5. organização da sociedade civil.

No segmento usuários, foram eleitos titulares Cristovão Melo e Eliete Silva. Como instituição de ensino, Priscila Lima (Universidade Anhembi Morumbi). Nos sindicatos e associações, Lusabio Dondoni (Câmara Dirigentes Lojistas) e José Francisco Calil (Acipi). Como movimentos sociais e religiosos, Vanderlei Jangrossi (Anjos da Madrugada) e Thais Campos (Entrega por Piracicaba). Como organização da sociedade civil, Ane Caroline Nabas (Associação Presbiteriana de Filantropia) e Elisama Miller (Associação Eu To Na Fé).

Como suplentes, foram eleitos Natália Navarro (Unimep), Lucila Alonso (Sindicato dos Bancários), Rafael Gonzaga (Cidade Oculta), Delvita Oliveira (Associação Vila Cristina), Paulo Soares (Caphiv), e Gustavo Nazato (Seas). A comissão eleitoral foi composta por Franciele Santos (Secretaria Municipal de Saúde), Elaine Seguezzi (Sedema) e Euclidia Fioravante (Smads).

Além das nove pastas do poder público, o Comitê PopRua conta também com a participação de outras esferas convidadas: Câmara Municipal, Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Piracicaba), Polícia Civil e Polícia Militar. A primeira reunião do comitê é prevista para setembro, na qual será elaborado regimento interno.

COMITÊ – Órgão colegiado composto de forma paritária por nove membros do Poder Público e nove membros da Sociedade Civil, o Comitê PopRua foi criado por decreto municipal em abril deste ano. Tem por objetivo elaborar o Plano Municipal da Política para a População em Situação de Rua, bem como seu monitoramento, avaliação e divulgação, por meio da articulação intersetorial dos programas, ações e serviços municipais, da propositura de estratégias que garantam o acesso amplo, simplificado e seguro desta população aos serviços e programas, e análise de formas de inclusão e compensação social.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta