Bandeira do Divino fica até terça-feira no Gabinete do prefeito

Bandeira do Divino fica até terça-feira no Gabinete do prefeito

Bandeira que percorre as casas de devotos ao longo do ano simboliza a proteção do Divino Espírito Santo

A Bandeira do Divino permanece até a próxima terça-feira, 15/06, no Gabinete do prefeito Luciano Almeida. Ela foi trazida pelos festeiros do Divino Marco Antônio Franco e Elisete Diva Lourenezetti Franco Bueno, que, com integrantes da Irmandade, convidaram o prefeito para receber a Bandeira como festeiro no ano de 2022.

O casal também estava acompanhado de Sabrina Casarin, filha da festeira que receberá a Bandeira este ano durante a realização da 195ª edição da Festa do Divino, patrimônio imaterial do município. A Bandeira, conforme explica Franco, já percorreu, ao longo do ano, as casas de devotos que solicitaram sua presença e a sua estada nos locais simboliza a proteção do Divino Espírito Santo.

PROGRAMAÇÃO – A 195ª Festa do Divino está adaptada ao momento de restrições causadas pela pandemia e haverá limitação de participação de pessoas nos espaços. Com início no dia 04 de julho, a festa contará com a parte religiosa e tradicional da Festa, mas não terá a parte festiva, conforme explica Virgílio Carraro, que também integrou a comitiva em visita ao prefeito. “Da parte de alimentação, teremos dois drive-thrus, sendo um de bolo do Divino, nos dias 05, 06 e 07/07, após a missa, e um de almoço, no dia 11/07, durante o encerramento da edição deste ano. Faremos uma pré-venda que anunciaremos posteriormente como as pessoas poderão adquirir”, disse.

Este ano, além das adaptações, a Festa terá pela primeira vez a passagem da Bandeira para uma festeira que é viúva (Maria Rosa Zilio Casarin) e que dividirá as obrigações inerentes à função com seus filhos (Alexandre e Raphael) e genro (Luís Antônio).

O secretário municipal da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, que estava junto com a comitiva, lembra que a Prefeitura é uma parceira já habitual da realização da festa tradicional com suporte logístico. “Este ano participei da Carreata do Divino, que percorreu a cidade e já estamos em conversa com a Irmandade para que ela se torne parte da programação como forma de divulgação do evento”. Queiroz também lembrou que inscreveu a festa no projeto da Virada Cultural, em termos de tradição, que se for contemplado com recursos, permitirá a produção de vídeo alusivo.

Confira a programação da Festa:

Dia 04 – 9h – Missa de Derrubada dos Barcos (a derrubada será simbólica) no Salão do Divino

Dias 05, 06 e 07 – 19h – Tríduo com missa no Salão do Divino e drive-thru de Bolo do Divino após a missa

Dia 10 – 17h – Missa e Encontro Simbólico das Bandeiras no Salão do Divino

Dia 11 – 9h – Missa de encerramento

11h30 – Drive-thru de Almoço Tradicional do Divino (macarronada, frango à passarinho, maionese, arroz e farofa)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta