Municípios criaram a Câmara de Cultura da Região Metropolitana de Piracicaba

A Região Metropolitana de Piracicaba – RMP, passou ater uma Câmara de Cultura, formada por secretários de Cultura que integram a RMP e tem como objetivo a troca de experiências e, principalmente, estabelecer uma força política, junto ao Governo do Estado.

Segundo os integrantes outra importante função, será tornar as demandas da área mais criteriosas, planejadas e articuladas, além de realizar intercâmbio intermunicipal de produção artística, eventos culturais e políticas públicas.

A reunião que originou à Câmara de Cultura foi mediada pelo secretário da Ação Cultural de Piracicaba, Adolpho Queiroz.

Participaram do evento online os secretários de cultura Fredo Junior (Araras), Daniela Pauleto (Brotas), João Paulo Pontes (Águas de São Pedro), Dalila Lamontanha (Iracemápolis), Andreza Ramos (Elias Fausto), José Farid Zaine (Limeira), Dalberto Christofoletti (Rio Claro), Rafaela Buzzo (Charqueada), Marcel Arle (Leme), Jeane Maria Kviatkovski (Corumbataí), Marcos Moreira dos Santos e Flávio Scher (Conchal), Edmilson Baía (Capivari) e Fernando Ometo (Analândia). O município de Pedreira, que não integra a RMP, representado pelo secretário João Paulo Nascimento, participa como convidado.

“Criamos a Câmara de Cultura, pois este é o momento para alinharmos os projetos, para estabelecermos uma governança mais organizada, na qual todas as ações devem se concentrar no interesse regional, assim ficamos mais fortes e facilitamos a vinda de recursos para o desenvolvimento cultural dos municípios envolvidos”, explicou Adolpho Queiroz, que adiantou a todos que fez convite ao secretário estadual de Cultura Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, para um encontro em Piracicaba, em data a ser definida.

Ainda segundo Queiroz, o município de Elias Fausto já manifestou interesse em uma mostra paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Capivari ofereceu uma exposição sobre Tarsila do Amaral a Piracicaba.

O município de Rio Claro compartilhou ideias da organização de suas bibliotecas e conservação de arquivos históricos e Brotas convidou a todos para seu evento literário anual, que acontece no mês de novembro. O município de Conchal está organizando as comemorações do centenário da matriz, coreto e escola.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta