Líderes Públicos: Educação SP abre Banco de Talentos para interessados na posição de Dirigente Regional de Ensino

Processo tem por objetivo dar continuidade à política de seleção, com base em critérios técnicos e competências profissionais

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre nesta quinta-feira (14) inscrições para o Banco de Talentos de Dirigentes Regionais de Ensino. O processo faz parte do programa Líderes Públicos tem por objetivo dar continuidade à política de seleção, com base em critérios técnicos e competências profissionais.

Para a vaga o candidato deve possuir curso superior, Licenciatura de graduação plena ou Pós-graduação na área de Educação; Ser titular do Quadro do Magistério Estadual, tendo, no mínimo, oito anos de efetivo exercício no Magistério, dos quais dois deles no exercício do cargo ou função de suporte pedagógico educacional ou de direção de órgãos técnicos ou ser titular do Quadro do Magistério Estadual, tendo no mínimo, dez anos no Magistério. O prazo final para inscrição é 22 de outubro de 2021.

Os candidatos devem selecionar até 4 opções de Diretorias de Ensino (DE) na plataforma do Banco de Talentos, e informar sobre a disponibilidade de participar da seleção em outras Diretorias, além das mencionadas. Caso queira manter apenas as opções listadas, e nenhuma delas tenha vaga imediata, poderá ser direcionado ao Banco de Talentos (caso seja aprovado no Teste de Gestão Educacional), e contatado para oportunidades futuras.

Ao longo dos dois últimos anos, a Secretaria realizou um cuidadoso acompanhamento, tanto das DEs que participaram do Líderes Públicos em 2019 e 2020, quanto das unidades nas quais não houve troca de gestão.

A seleção para o Banco de Talentos de Dirigentes de Ensino possui cinco etapas:

1.Inscrição para compor o banco: As pessoas interessadas em compor o Banco de Talentos de Dirigentes Regionais de Ensino, que cumpram os critérios de elegibilidade, devem realizar o preenchimento do cadastro por meio da plataforma do Banco de Talentos (https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br/).

2.Teste de gestão educacional: A realização de um Teste de Gestão Educacional tem por objetivo aferir se o(a) candidato(a) possui os conhecimentos necessários para assumir a posição de Dirigente Regional de Ensino. Esta etapa possui caráter eliminatório e será disponibilizada na própria plataforma do Banco de Talentos. Esta etapa vai das 00h01 do dia 24/10/2021 (domingo) até às 23h59 do dia 27/10/2021 (quarta-feira)

3.Entrevista por competências: Os(as) candidatos(as) que tiverem realizado inscrição para uma Diretoria de Ensino na qual haverá troca de Dirigente de Ensino e/ou estiverem dispostos a serem alocados em uma unidade diferente, se aprovados(as), serão contatados(as) por e-mail ou telefone, para realizar o agendamento da entrevista por competências. A banca de especialistas será composta por 1 (um) especialista da Secretaria da Educação e 1 (um) Dirigente Regional de Ensino em exercício. A entrevista é individual, possui caráter eliminatório e será realizada em formato on-line. A etapa de entrevistas por competências ocorrerá entre os meses de outubro e novembro de 2021.

4.Entrevista com gestor direto e plano de melhoria do IDEB: Se aprovado(a) na etapa de Entrevista por Competências, o(a) candidato(a) será convidado(a) a realizar uma entrevista com o Subsecretário de Articulação Regional. A entrevista é individual, possui caráter eliminatório e será realizada em formato on-line. Os candidatos(as) serão contatados(as) pela equipe da Secretaria da Educação para agendamento, e todas as entrevistas ocorrerão no mês de novembro. Vale ressaltar que o(a) candidato(a) deverá realizar, durante a entrevista, a apresentação de um Plano de Melhoria do IDEB, tendo, no máximo, duas laudas, que deve ser construído levando-se em consideração os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

5.Entrevista com banca final: Se aprovado(a) na etapa da Entrevista com Gestor Direto, o(a) candidato(a) será convidado(a) a realizar uma entrevista com a banca final de avaliação, composta por um representante do Gabinete do Secretário. A entrevista é individual, possui caráter eliminatório e será realizada, preferencialmente, em formato presencial. Os candidatos(as) serão contatados(as) pela equipe da Secretaria da Educação para agendamento, e todas as entrevistas ocorrerão durante o mês de novembro de 2021. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta