Lançada a rota gastronômica da Baixada Santista e Litoral Norte

Lançada a rota gastronômica da Baixada Santista e Litoral Norte

São 14 empreendimentos, entre restaurantes e produtores locais, cujos sabores e temperos se destacaram nas cidades praianas 

A Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP) lançou a 3ª rota gastronômica do estado, contemplando a Baixada Santista & Litoral Norte, com destaque para 14 empreendimentos, entre restaurantes de culinária local e produtores regionais.  

A rota é apadrinhada pelos chefs Edinho Engel, especialista em peixes e frutos do mar, e Eudes Assis, referência na culinária caiçara e no uso da folha de taioba nos pratos. A ação de lançamento consistiu na preparação de uma receita com produtos locais e uma palestra sobre a importância de incentivar produtores regionais como forma de fomentar o turismo. 

A nova rota é composta por seis produtores e oito restaurantes conceituados. Os produtores selecionados foram a Cervejaria Marítima, Single Fin Gin e a Sorveteria Rocha, de São Sebastião; o Engenho da Toca, de Ilhabela; a Bananada Itanhaém e a Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, de Caraguatatuba. Já os oito restaurantes são os conceituados Canoa e Taioba Gastronomia, de São Sebastião; Viana Praia, Atelier do Tonhão e Cafeteria Ponto das Letras, de Ilhabela; Índia das Ostras, de Bertioga; Restaurante Paru, de Santos e o Restaurante Caiçara’s, de Caraguatatuba.  

“O incentivo à produção local fomenta a geração de empregos e aumenta a atividade turística. O uso desses produtos pelos restaurantes cria toda uma cultura de sustentabilidade que beneficia não apenas os próprios municípios como também os viajantes, proporcionando experiências únicas e genuínas com o sabor da cultura local”, explica Rodrigo Ramos, coordenador de turismo e viagens da Setur-SP.  

No total serão sete rotas gastronômicas mapeadas pela Setur-SP até o final de 2022. As duas primeiras, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba & Mantiqueira, foram lançadas em outubro e novembro deste ano, respectivamente. As outras revelarão os sabores das regiões de Jundiaí/Serra Negra e Campinas, Ribeirão Preto/Franca, Brotas/São Carlos e Ilha Solteira/Araçatuba. No total, irão contemplar 162 municípios. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta