Secretaria de Saúde atualiza dados sobre a Dengue e pede atenção aos moradores de Ipeúna

Secretaria de Saúde atualiza dados sobre a Dengue e pede atenção aos moradores de Ipeúna

Nesta terça-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna divulgou novo balanço epidemiológico em relação aos casos de Dengue no município.

Até a presente data, o município registrou 13 casos positivos de Dengue desde o início do ano. No período, foram registradas 79 notificações, sendo 27 suspeitas negativas; 37 foram descartadas; e, duas suspeitas aguardam o resultado dos exames. Não há notificações de Chikungunya e Zikavírus até o momento.

O setor de Vigilância Epidemiológica faz alerta, pedindo a atenção e colaboração da população, destacando que o mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue se reproduz em água limpa e parada, por isso, a população deve se atentar para alguns cuidados básicos, como não acumular materiais como pneus, garrafas, latas, baldes nos quintais de modo que mantenham água parada; eles devem ser guardados de cabeça para baixo em locais cobertos.

Os sintomas da doença se manifestam a partir do terceiro dia. Os mais comuns são: febre alta, forte dor de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo, nos ossos e nas articulações. Em caso de suspeita de contaminação, o ideal é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e, jamais se automedicar.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) fica na Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1100 – Altos de Ipeúna o telefone para contato é (19) 3537-1319.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta