Dengue também exige cuidados e prevenção é o melhor caminho alerta Secretário de Saúde de Ipeúna

Dengue também exige cuidados e prevenção é o melhor caminho alerta Secretário de Saúde de Ipeúna

O Secretário Municipal de Saúde de Ipeúna, Nilson Marchezi, faz um alerta a população de que a Dengue também exige cuidados e que a prevenção é o melhor caminho.

Hoje a atenção da maioria das pessoas está voltada para a Pandemia do Covid-19, no entanto, de acordo com ele, não se pode descuidar da Dengue.

Em 2020, mais de 90% dos casos prováveis de dengue ocorreram entre janeiro e junho, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Aedes Aegypti se reproduz em água limpa e parada, portanto, é importante que a população ajude a combater os possíveis criadouros.

“Somente com a ajuda de todos, é que é possível eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente nas residências, até porque são muitos pontos onde eles podem estar proliferando. Por isso pedimos a ajuda de todos”, disse Marchezi.

As orientações da secretaria são: Mantenha todo tipo de objeto que possa acumular água bem tampado, como caixas d’água ou barris. Elimine pneus, baldes e demais acumuladores de água; não deixe água da chuva acumulada sobre a laje ou qualquer outro espaço da casa que tenha pouco movimento. Poças também podem se tornar pontos de foco do mosquito; limpe as calhas da sua casa ou do seu apartamento com regularidade, eliminando qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir, como folhas e galhos; coloque areia nos pratos dos vasos de plantas que você possui em casa. Isso vai evitar que a água fique acumulada para o mosquito e vai manter sua plantinha regada e saudável; ao estocar garrafas retornáveis, sempre as guarde de cabeça para baixo. Dessa forma, você evita que a água da chuva se acumule em seu interior; fiquem de olho nos pneus. Pneus expostos são ótimos esconderijos para o mosquito botar suas larvas; ao retirar o lixo de casa, não se esqueça de verificar se os sacos plásticos estão bem fechados. O acúmulo de água dentro deles cria um ambiente favorável à proliferação do mosquito da dengue; ao limpar caixas d’água ou outros recipientes utilizados para o mesmo fim, use sempre sabão neutro e escovas. Dessa forma, se houver alguma larva presa, ela irá se desgrudar; Ao passar por áreas muito arborizadas, ou visitar locais que não conheça, use sempre repelentes para evitar a picada do mosquito da dengue; Em casa, além de todos os cuidados listados acima, instale telas de proteção nas portas e nas janelas; Caso possua filhos pequenos, instale um mosquiteiro ao redor da cama ou do berço e Combater o mosquito da dengue é mais fácil do que você imagina. Faça a sua parte e colabore para a saúde do planeta.

“Precisamos ficar atentos, pois os sintomas entre Dengue e Covid, são bastante parecidos. É fundamental que todos mantenham seus quintais limpos e sigam as recomendações dos organismos de saúde, pois prevenir sempre foi e continua sendo o melhor remédio”, afirmou Nilson Marchezi.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta