Darlan Françoia defende ampliação da licença maternidade e paternidade para servidores de Ipeúna

Darlan Françoia defende ampliação da licença maternidade e paternidade para servidores de Ipeúna

Nesta semana, durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Ipeúna, através da indicação nº 205/2021, o vereador Darlan Françoia (MDB) propôs que a licença maternidade das servidoras passe a ser de 180 dias e a licença paternidade passe a ser de 15 dias para os servidores.

Diversas cidades do Estado de São Paulo e do Brasil já implantaram a medida, que visa garantir que as mamães possam ficar mais tempo com os filhos e possibilitar um crescimento mais sadio dos bebes.

Durante os seis primeiros meses de vida, os nutrientes do leite materno e os estímulos causados pelo contato com a mãe são essenciais para o desenvolvimento dos bebês.

Além disso, os riscos de depressão do bebê, doenças psicossomáticas provocadas por uma ruptura precoce no vínculo mãe/bebê e até mesmo maus-tratos cometidos por terceiros contra a criança também poderão ser evitados, diminuindo gastos futuros para o Estado.

A justificativa é de que as servidoras municipais, usufruindo de seis meses de licença maternidade, terão mais tempo para o aleitamento materno e a oportunidade de criar um vínculo maior com seu filho, fator fundamental para o desenvolvimento da criança.

Já quanto aos pais, os 15 dias possibilitarão que possam auxiliar a mãe e também ficar próximo da criança nesse período.

“Além de ter um extraordinário alcance social, a ampliação da licença maternidade para 180 dias também reflete em menos gastos do Sistema Único de Saúde, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o custo de internação por pneumonias no primeiro ano de vida representa quase R$ 500 milhões. Com a prorrogação da licença maternidade e o consequente aumento da amamentação, que previne outras doenças de grande impacto na mortalidade infantil, há ganhos significativos para a qualidade de vida da mãe e dos bebes. Já quanto aos pais, os 15 dias possibilitarão que o pai possa auxiliar a mãe e também ficar próximo da criança”, destacou Darlan Françoia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta