Encontro das Secretarias de Obras tem como foco melhoria da infraestrutura dos municípios da RMP

Estreitar as relações entre as secretarias de Obras dos municípios da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), expondo os problemas comuns à gestão pública, ao mesmo tempo em que se buscam soluções conjuntas para o desenvolvimento da região como um todo. Essa foi a tônica do 1º Encontro das Secretarias de Obras da Região Metropolitana de Piracicaba, realizado ontem, 23/11, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.

O evento, que reuniu 50 representantes de 16 municípios da RMP, contou ainda com a participação do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Obras Paulo Ferreira da Silva, do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, Luis Chorilli Neto, do presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese e do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Acácio Godoy.

De acordo com Luciano Almeida, o networking está sendo fundamental para o desenvolvimento regional na execução de projetos de infraestrutura. Ele citou como positivo o caso da Prefeitura de Cordeirópolis, que criou o Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), responsável por realizar especificamente um trabalho de fomento a programas, emendas e recursos que são aplicados no município, atendendo a demandas da secretaria de Obras e de outras Pastas.

Paulo Ferreira da Silva lembrou que a RMP está situada numa das áreas de maior desenvolvimento do país, portanto, nada mais natural do que a troca de informações para o fortalecimento geral da região. Ele frisou que existem problemas comuns que precisam ser discutidos, como a necessidade de maior agilidade nos processos licitatórios, a manutenção das cidades, um banco de projetos para conseguir emendas parlamentares, melhoria da malha viária e preparação para enfrentar a crise hídrica.

“Podemos também compartilhar o nosso exemplo bem-sucedido da construção modular, adotado para a edificar o anexo da UPA Piracicamirim, um sistema mais rápido, de excelente qualidade e manutenção baixíssima”, destacou o secretário.

No período da tarde a programação do encontro contou com as palestras do presidente do Crea/SP, Vinícius Marchese, do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e da representante do Tribunal de Contas do Estado, Sílvia Guedes.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta