Começa hoje a Vacinação antirrábica na Zona Rural de São Pedro

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro, por meio da Vigilância Epidemiológica, começa a vacinar cães e gatos da Zona Rural.

Diferente dos anos anteriores, as equipes não vão percorrer os bairros casa a casa, ou, seja, os moradores devem levar seus animais aos pontos de vacinação nos dias e horários indicados.Devem receber a dose de vacina todos os animais com idade acima de três meses.

Hoje, a vacinação será realizada nas EMEBS Dr. Celso Silveira Mello, no bairro Vertentes das Águas;  Maria Amélia Pimentel, no bairro Floresta Escura e no posto Shell, na entrada do Thermas, no período das 08h00 às 17h00.

“Começa hoje a Vacinação antirrábica na Zona Rural de São Pedro” – Foto: Divulgação

O médico veterinário da Secretaria de Saúde, Matheus de Melo Murbach, fala da importância da população levar os animais para receberem a vacina.

“É de extrema importância que a população fique atenta para os dias em que a equipe de vacinação estará em sua região e leve seus animais para serem vacinados, evitando que tenham a contaminação da raiva”, destaca o médico veterinário Matheus Murbach.

Já no dia 25, próximo sábado, a vacinação acontece também das 08h00 às 17h00, na portaria do condomínio Serra Verde; nos bairros Tanquã e Praia Branca, com unidades volantes e na Capela do Engenho, no bairro Engenho São Pedro.

No dia 2 de dezembro, serão quatro locais atendidos: Unidade de Saúde do Santo Antonio e Bar do Neguinho, no Alto da Serra, das 8h às 17h00; Fazenda Primeiro Mundo, das 08h00 às 12h00 e praça da igreja Presbiteriana, no bairro dos Gomes, das 13h00 às 17h00.

No dia 9 de dezembro, as equipes estarão das 08h às 17h00 na Pousada Três Marias, no bairro Capim Fino, Rancho do Kajuba, bairro Chácaras ABC e Centro Educacional Tia Leninha, no Nova Aurora.

O último dia de vacinação será 16 de dezembro, quando as equipes estarão no 1º ponto de ônibus do Vista Alegre, das 08h00 às 12h00; na entrada do loteamento Águas Claras, das 13h00 às 17h00; no 1º ponto de ônibus Giocondo e no Santana’s Ranch das 08h00 às 17h00.

Para receber a dose gratuita fornecida pelo Estado que garante a proteção aos animais, a recomendação é que os proprietários levem os cães presos em guias e os gatos em caixas de transporte, gaiolas ou fronhas.

Os animais da Zona Urbana já foram vacinados na campanha realizada em março, quando 3.247 animais – 2.727 cães e 520 gatos – foram imunizados. Na Zona Rural, o objetivo é vacinar 2.000 animais.

Proprietários de animais que não foram imunizados na campanha realizada na Zona Urbana podem procurar um ponto na Zona Rural para realizar a vacinação.

A equipe da Vigilância Epidemiológica informa que não serão liberadas doses para as pessoas vacinarem em casa. Ou, seja, é preciso levar os animais até o ponto de vacinação.

A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença. A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.

Além disso, o animal deve ser observado por 10 dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento, as autoridades de saúde deverão ser informadas.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta