Prefeitura firma parceria para recuperação do ribeirão Água Branca em Charqueada

Prefeitura firma parceria para recuperação do ribeirão Água Branca em Charqueada

A Prefeitura de Charqueada iniciou, em parceria com proprietários rurais, órgãos de governo e empresas privadas, a etapa de execução do projeto “Mananciais de Charqueada”, que tem como objetivo realizar a revitalização de duas bacias hidrográficas responsáveis por grande parte do abastecimento hídrico do município.

O projeto iniciado em 2016 em parceria com os Comitês e Agência das Bacias PCJ, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), tem como objetivo promover a revitalização do ribeirão Água Branca e do córrego Boa Vista, por meio da restauração ecológica de áreas de preservação, de atividades de conservação de solo e da promoção do saneamento rural.

Ao todo serão recuperados ao longo dos próximos anos cerca de 100 hectares de vegetação nativa por meio do plantio de mudas de árvores e do isolamento de fatores de degradação.

O projeto é desenvolvido em parceria com diversas instituições, entre elas a Agência das Bacias PCJ, que disponibiliza uma ferramenta chamada “Banco de Áreas e Banco de Projetos PCJ”, onde são cadastrados projetos e áreas para plantio de forma voluntária.

Neste banco, pessoas e empresas que possuam passivos ambientais ou queiram investir voluntariamente na recuperação e conservação da vegetação nativa podem fazer a adoção das áreas cadastradas.

A Prefeitura de Charqueada foi a primeira a se cadastrar, e aos poucos vem conquistando parceiros para garantir a execução das atividades previstas.

No mês passado, foram iniciadas as atividades de preparo de solo e plantio de árvores nativas no ribeirão Água Branca, executadas pela empresa Da Serra Ambiental, a primeira a adotar áreas no projeto de Charqueada via Banco de Áreas PCJ, totalmente gratuitas para o produtor rural.

Além das instituições citadas, o Projeto Mananciais de Charqueada tem como pilar central os proprietários e produtores rurais que residem ou desenvolvem atividades comerciais nas áreas abrangidas pela bacia hidrográfica.

Por meio da sua adesão ao projeto, eles permitem que os cursos d’água que abastecem o município recebam a sua devida proteção e conservação. Garante, ainda, a adequação ambiental das suas propriedades em conformidade com a legislação ambiental federal e estadual vigente, de forma gratuita, pois todo o recurso para a execução do projeto é captado no Banco de Áreas e Projetos PCJ.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta