Festival Gastronômico atrai grande número de visitantes e cativa charqueadenses

Festival Gastronômico atrai grande número de visitantes e cativa charqueadenses

O Festival Gastronômico de Charqueada, que teve início dia 1º e vai até o final do mês, já atraiu a visita de um grande número de pessoas e de moradores. O clima de festa junina deu a tônica para restaurantes e comércios que oferecem, durante junho, pratos típicos em seus cardápios.

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, o Fundo Social de Solidariedade, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) com o comércio local cujo a ideia é de fortalecer a atividade comercial depois dos inúmeros desafios provocados pela pandemia e, ao mesmo tempo, oferecer opções gastronômicas diferenciadas para o cidadão.

“Já vendemos mais de 400 sanduíches via festival”, conta a chef Tarcila Biegas, do Sanduíche de Pernil. O Cantinho’s Lanches é outro com cardápio variado e que viu muita procura nessas duas semanas, já foram vendidos mais de 500 lanches no período.

Os pratos típicos escolhidos e preparados pelos participantes variam desde pizza de canjica até a um delicioso caldo de mandioca com carne seca. Pastéis, lanches e cuscuz também fazem parte do cardápio.

Além disso tudo, também está acontecendo paralelamente, uma enquete para escolher o melhor prato típico (https://www.charqueada.sp.gov.br/portal/enquete). Até a tarde desta quarta-feira (16), 1.400 pessoas já tinham votado.

No cardápio são muitas as opções, a decoração da cidade e dos locais que estão participando do festival também não deixa a desejar. O clima junino está traduzido em decoração temática: a praça Antonio D’alprat é o ponto central do festival e está decorada com o trabalho conjunto realizado por alunos das escolas e o Fundo Social de Solidariedade de Charqueada.

Participaram da decoração, sob coordenação da secretária de Educação Rafaela Buzzo, as seguintes escolas: EMEB Antonio Furlan, EMEB Prof. Erotides de Campos, EMEB Prof. Deoclécio Soave, EMEB Professora Danuzia da Silva Furlan, EMEB Braz Giuseppe Fedrigo, Creche Palmyra Turchi, EMEB José Pedro Mariotti e EMEB Professora Áurea Montezzo Beissmann.

O festival gastronômico junino foi uma das formas encontradas pela administração para ajudar a aquecer o comércio e não perder a temática.

“São ações que chegam para movimentar e incentivar o consumo no comércio, além de manter a tradição das Festas de Santo Antonio, São João e São Pedro comemoradas neste mês de junho”, acrescentou o prefeito Rodrigo Arruda.

O responsável pelo turismo, Gabriel Campos, agradece a participação e envolvimento de todos.

“Agradeço os comerciante, os funcionários da prefeitura, professores e tantos outros que se dedicaram na decoração da praça e na realização desse 1º Festival Gastronômico Junino”, disse.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta