Aquisição de veículo para transporte de material da saúde é solicitado pela Vereadora Jane Suzegan

Aquisição de veículo para transporte de material da saúde é solicitado pela Vereadora Jane Suzegan

Durante a 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Brotas, a vereadora Jane Suzegan (PTB), apresentou a Indicação nº 355/2021 solicitando estudos sobre a possibilidade de adquirir um veículo exclusivo e apropriado, com refrigeração, para acondicionamento e transporte de amostras, material biológico e insumos, na área da saúde.

A vereadora destaca que o transporte desse material exige uma série de cuidados.

“O transporte de material biológico exige uma série de cuidados, por exemplo: o material precisa ser levado por colaboradores bem treinados. Além disso, é preciso seguir as instruções de acondicionamento, utilizando uma embalagem externa – um recipiente isotérmico, higienizável e impermeável. Também é importante ter um termômetro para o controle da temperatura do material transportado. Essas condições são essenciais para evitar problemas como infecção de trabalhadores e até mesmo a perda do material coletado. Outro fator fundamental é o tempo gasto na locomoção, que precisa ser bem controlado para preservar a estabilidade das amostras biológicas desde a coleta até a realização do exame”, disse ela.

“O veículo transportador deve contar com condições adequadas de higiene e limpeza, bem como dispor de mecanismo que assegure a integridade da embalagem terciária e do material biológico transportado. Dispositivos de fixação das embalagens nos veículos devem ser usados para garantir que estas sigam seguras durante o trânsito. O veículo de transporte terrestre deve estar sempre em perfeitas condições de uso e atender os requisitos legais do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e da ANTT. Além disso, deve ter recebido manutenção preventiva e ser adequado ao material transportado”, completa a vereadora brotense.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta