
Foto: Divulgação
Na quinta-feira, 9 de junho, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Defesa Civil, promoveu um grande evento no Palácio dos Bandeirantes, que marcou a abertura oficial da Operação Estiagem 2022. Na parte da manhã houve um ciclo de palestras com a participação de representantes de instituições diretamente ligadas na Operação, como Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Climatempo, representantes do setor sucroenergético e da ARTESP.
Neste ano, a Operação Estiagem acontecerá entre os dias 1 de junho a 30 de setembro, em razão do período mais seco do ano, que é marcado pela falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, que contribuem para o aumento de focos de incêndios. A Operação Estiagem acompanha a fase vermelha (mais crítica) da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas a Secretária de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.
O Engenheiro Gustavo Bilio, Secretário de Meio Ambiente Rafael Bonassa e o Diretor do Departamento de Trânsito e Gestão João Oliveira estiveram representando Rio das Pedras no evento.