Diretor Regional de Ensino visita escola Ângelo Franzin em Águas de São Pedro

Diretor Regional de Ensino visita escola Ângelo Franzin em Águas de São Pedro

Este ano, foi implantado na E.E. Ângelo Franzin o Programa de Ensino Integral (PEI), implementado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O programa, cujas premissas são: A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil, vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, de forma presencial e remota para os estudantes do Ensino Médio de Águas de São Pedro. O programa tem sido referência em gestão e melhoria da aprendizagem em toda Diretoria de Ensino de Piracicaba, onde a maioria das escolas já estão inseridas no PEI.

Nesse programa, os estudantes passam mais tempo na escola desenvolvendo, além das disciplinas básicas regulamentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atividades que estimulam o desenvolvimento de competências socioemocionais (Líderes de turma, Disciplinas Eletivas, Clubes Juvenis, Grupo de Acolhedores) tal como os eixos formativos (autonomia, competência e solidariedade). Também faz parte da grade curricular dos estudantes as disciplinas do Inova Educação (Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação).

Diante das mudanças estabelecidas, os estudantes já se adequaram às novas habilidades e competências ofertadas pelo PEI. Além do horário extra de aulas, a agenda escolar comporta diferentes experiências e vivências, como por exemplo o programa Psicologia Viva, onde há a oportunidade de refletir a respeito das práticas escolares, comportamentos, objetivos de vida e o autoconhecimento.

Mas implementar o programa em período de Pandemia tem sido um desafio. Alguns dos estudantes do Ângelo Franzin ainda não retornaram presencialmente à escola. Diante dessa demanda, os professores e equipe escolar tem trabalhado em iniciativas de busca ativa, garantindo o engajamento dos estudantes através de atividades remotas e acompanhando seu progresso através do Centro de Mídias da Educação Paulista (CMSP). Para apoiar também os professores que estão afastados por pertencerem ao grupo de risco, aulas são transmitidas em tempo real e são acompanhadas diretamente da escola.

Quanto ao atendimento presencial, estão sendo seguidos os protocolos sanitários exigidos para minimizar o risco de transmissão do COVID-19. A porcentagem de alunos presentes na sala de aula e em outros ambientes compartilhados da escola segue a exigência do Plano São Paulo. São oferecidos equipamentos de proteção individual, álcool em gel, mascaras e orientações para vencer a luta contra a doença.

As ações administrativas tem sido apoiadas pela Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, e na sexta-feira (28), a escola recebeu a visita do Dirigente de ensino, Prof. Fábio Augusto Negreiros, junto ao supervisor responsável pela escola, Prof. Luiz Carlos Marconi. A Prefeitura do Município de Águas de São Pedro também tem apoiado as mudanças, efetuando sua reorganização interna e proporcionando o acesso a ambientes de infraestrutura anteriormente cedidos.

Toda a equipe tem se empenhado em oferecer uma melhor condição de ensino-aprendizagem para os estudantes aquapedrenses. Como diz o pedagogo/pesquisador da Educação Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e elas sim transformam o mundo”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta